CidadaniaSanta Maria

CONFIRA. Santa Maria recebe, nesta madrugada, mais um contingente de indígenas

Está chegando daqui a pouco em Santa Maria, perto das 4 da manhã, segundo informação que recebi agora, um ônibus com 47 indígenas das reservas kaigang de Irai e Tenente Portela. O grupo vai se juntar às seis famílias acampadas num terreno na rua João Batista da Cruz Jobim, esquina com a Pedro Santini, bem pertinho da Estação Rodoviária.

A ideia, conforme o relato que o editor recebeu, é que o novo contingente, somado ao que já está na área, pretende ocupar mais uma parte dos seis hectares da área total do terreno. Ah, o grupo já viria para Santa Maria em dezembro, em função da venda de artesanato que normalmente promovem, perto do Natal. A antecipação se daria para garantir a ampliação da ocupação da área – o que, segundo os que os defendem na cidade, serviria também para aumentar a pressão sobre as autoridades para que “seja dada uma solução efetiva para os índios, com a destinação de uma área bem definida para eles”.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

48 Comentários

  1. Ivo Cassol :

    Jaci Borreau :

    Ivo Cassol :

    Saúl :Iimportante a cidade ver e sentir o que é exclusão. Fascistas são os que se acham seres humanos superiores, apenas por ser de cultura diferente. Fascista, Saúl, é quem acha que os índios não tem que ter direitos assegurados, fascista é quem acha que não temos responsabilidade histórica com índios e negros… assim, o chapéu de fascista não me serve.

    Sr. IvoExiste um tipo de fascismo de pessoas que se acham SUPERIORES por pertencer a um certo partido.Leio seguido certas opiniões aqui que são fascistas.

    ui!Acho que se tu usasse teu nome verdadeiro, poderiamos debater melhor..mas, te falta coragem… afinal, já te borrastes!!!

    Qual é o porblema de não usar nome verdadeiro?
    Quanto artista usa alcunha para produzir filmes, livros, documentários???
    Ou o sr. acha que obras anonimas de artistas perdem a qualidade só porque o nome não é o VERDADEIRO?
    Neste caso, o sr. é contra obras anônimas em circuitos de TV, de cinema, ….

  2. Jaci Borreau :

    Ivo Cassol :

    Saúl :Iimportante a cidade ver e sentir o que é exclusão. Fascistas são os que se acham seres humanos superiores, apenas por ser de cultura diferente. Fascista, Saúl, é quem acha que os índios não tem que ter direitos assegurados, fascista é quem acha que não temos responsabilidade histórica com índios e negros… assim, o chapéu de fascista não me serve.

    Sr. Ivo
    Existe um tipo de fascismo de pessoas que se acham SUPERIORES por pertencer a um certo partido.Leio seguido certas opiniões aqui que são fascistas.

    ui!
    Acho que se tu usasse teu nome verdadeiro, poderiamos debater melhor..mas, te falta coragem… afinal, já te borrastes!!!

  3. Saúl :
    Olha JACI, não sei, mas nesse Mundo tudo é possível, até prometer para quem não quer, e não pediu aquilo que não tem, risosos. Esse moço eh assim mesmo, fala que defendeu a democracria, engraçado, nunca nos cruzamos, será que estavamos em trincheiras diferentes, eu defendendo a República, a Democraria, e ele possivelmente defendendo a implantação de algum Governo autoritário, mas de outra Matiz.

    Andei vendo os professores RECLAMANDO do governador!
    andei bebendo. Um governador que foi ministro da educação e da justiça sabe que DEVE cumprir o mínimo/piso deve ser IMPEDIDO. Greve, neste caso, é não querer a grana.
    Os professores tem que pedir IMPEDIMENTO. O MP tambem. Estao descumprindo a lei.
    Seria lindo ver a prefeitura de Santa MAria cumprir o piso eo estado não. Que moral certas pessoas teriam de criticar o prefeito.

  4. Ivo Cassol :

    Saúl :Iimportante a cidade ver e sentir o que é exclusão. Fascistas são os que se acham seres humanos superiores, apenas por ser de cultura diferente. Fascista, Saúl, é quem acha que os índios não tem que ter direitos assegurados, fascista é quem acha que não temos responsabilidade histórica com índios e negros… assim, o chapéu de fascista não me serve.

    Sr. Ivo

    Existe um tipo de fascismo de pessoas que se acham SUPERIORES por pertencer a um certo partido.
    Leio seguido certas opiniões aqui que são fascistas.

  5. Olha JACI, não sei, mas nesse Mundo tudo é possível, até prometer para quem não quer, e não pediu aquilo que não tem, risosos. Esse moço eh assim mesmo, fala que defendeu a democracria, engraçado, nunca nos cruzamos, será que estavamos em trincheiras diferentes, eu defendendo a República, a Democraria, e ele possivelmente defendendo a implantação de algum Governo autoritário, mas de outra Matiz.

  6. Pois é Ivo, sei que meu português é ruim, não tive tempo como disse aquele politico, precisei trabalhar ainda novo, não pude rustir meus fundilhos em bancos escolar sutentado pela mãe. Soh um detalhe, isso não me causa inveja daqueles que tiveram essa oportunidade. Espero que o Claudemir não vete comentários mal escritos como os meus, a teu pedido, risos. Não se preocupa a próxima que vez que tiver que responder para um filólogo como vc, mandarei revisar meus textos, kkkkkkkkk. Cara, se quizesse conseguir alguma coisa ficaria na Poçilga tapando o nariz, e dizendo que as coisa mudaram nos últimos 30 anos, para justificar as mentiras que prometeram para os trabalhadores. Mudaram sim, teu partido bastou entrar no poder ficou igual ou pior que muitos que que até então criticavam. Você sabe oque disse Mangabeira Unger ( Ex Ministro )o grande PTista do Governo LULLA neh. Palavras dele, nunca houve nessa País um governo mais corrputo que o do Luiz Inácio, pela lógica do PT. Mudaram sim, o governo Dilma já defenestrou um penga de Ministro envolvidos em “Mal feitos” como diz a “Presidenta” plagiando o Deputado Bom. Não fosse a Mídia golpista, essa gente estaria feliz ao lado de Dilma, tocando as coisas do nossa amado Brasil. Por derradeiro deixo um sujestão para vc, já que os gurus do teu partido estão se borrando de medo, e não querem queimar o filme (Pois sabem que levarão um capote), vc se candidata a Prefeito, pois pela impáfia capacidade não te falta. Dai havará muitas CCs para vc distribuir entre a cumpanhareda, e não precisará andar prometendo oque não teve e nunca terá. risos
    ET.
    Vc acha que acionar a AGU para acabar com uma greve não criminaliza-la então não sei mais mada do movimento Sindical. Isso é Facismo sim meu camarada, ainda mais vindo de uma República de Sindicalistas.

  7. Saúl :Ivo você não consegue me irritar sabia!Mas assim oh, não preciso, e nunca precisei de apradinhamento politico para viver. Com o pouco que ganho consigo viver, atravessar o mês problemas. Guarde para os Seus esse cargo que tanto me promete, e não os tem. Você já deve ter ganho uma das quase quinhentas tetas (CCs) que o Tarso criou para regalar a cumpanherada, e os apoiadores desse Governo. Você é especialista em cargos politicos, mas como politico não está com nada. Quando os argumentos, e contra argumentos acabam, ou voces se fazem de vitimas ou partem para baixaria. Para o Seu governo, vc não era nada além doque é hoje, e eu já andava junto com alguns dos PTistas dessa cidade, portanto conheço bem os métodos usados por voces. Soh uma lembrança, vc nunca terá cargo a sua disposição, pois nem vereador conseguiu se eleger, risos. Ah,com todo respeito aos Edis. ET, se o problema eh dizer quem pagou para trazer os indiginas saiba que tem um pouco do meu dinheiro no pagamento desse ônibus, mas nem por isso sou obrigado a concordar com essa cafagestada. O teu governo está entrando com uma ação contra a devolução das terras dos indiginas tomada por posseiros. Esse é o outro PT o seu, o da Dilma, o Tarso, o PT facista que manda cortar ponto dos Professores grevistas, e criminaliza as greves, esquecendo seu passado. Mas bem feito, eles deitaram com os cachorros, agora estão tomados de pulgas!

    Saul…
    Eu falo isso, pois, se é verdade que tu já foi um petista, tamanho rancor só pode ser resultado de cargo que perdeu ou que queria ganhar…ou alguma outra coisa.
    O Brasil mudou e o PT mudou com ele, não cobre posições políticas iguais as que tínhamos à 30 anos atrás, pois o contexto político era outro.. só quem é cego ou quer ser cego que não enxerga isso!
    Saul..dou risada de ti, desta tua retórica fraca e português sofrível..que nos ataca, dizendo que nós é que somos os rancorosos..que nós é que partimos para baixaria… leio o que tu escreve, e pra mim tem muita coisa de baixo nível nas tuas palavras.
    Uma coisa tu tens razão: eu não tenho cargos a disposição… uma porque os cargos são do partido.. e a indicação para a ocupação dos cargos, faz parte da Democracia, que nós a duras penas ajudamos a contruir.
    Outra que tu tens razão, é que não consegui ser vereador, mas tem explicação: foi por conta de outra sacanagem da democracia que ajudamos a consolidar: – Nos tempos atuais, não é possível ser vereador sem concorrer (entendeu? ou quer que eu explique de novo?)
    Criminalizar greves? cite uma… uma só!
    Quanto aos índios: se tu estás envolvido – parabéns, acho importante a cidade ver e sentir o que é exclusão. Fascistas são os que se acham seres humanos superiores, apenas por ser de cultura diferente. Fascista, Saúl, é quem acha que os índios não tem que ter direitos assegurados, fascista é quem acha que não temos responsabilidade histórica com índios e negros… assim, o chapéu de fascista não me serve.

  8. Saúl :
    Ivo você não consegue me irritar sabia!Mas assim oh, não preciso, e nunca precisei de apradinhamento politico para viver. Com o pouco que ganho consigo viver, atravessar o mês problemas. Guarde para os Seus esse cargo que tanto me promete, e não os tem. Você já deve ter ganho uma das quase quinhentas tetas (CCs) que o Tarso criou para regalar a cumpanherada, e os apoiadores desse Governo. Você é especialista em cargos politicos, mas como politico não está com nada. Quando os argumentos, e contra argumentos acabam, ou voces se fazem de vitimas ou partem para baixaria. Para o Seu governo, vc não era nada além doque é hoje, e eu já andava junto com alguns dos PTistas dessa cidade, portanto conheço bem os métodos usados por voces. Soh uma lembrança, vc nunca terá cargo a sua disposição, pois nem vereador conseguiu se eleger, risos. Ah,com todo respeito aos Edis. ET, se o problema eh dizer quem pagou para trazer os indiginas saiba que tem um pouco do meu dinheiro no pagamento desse ônibus, mas nem por isso sou obrigado a concordar com essa cafagestada. O teu governo está entrando com uma ação contra a devolução das terras dos indiginas tomada por posseiros. Esse é o outro PT o seu, o da Dilma, o Tarso, o PT facista que manda cortar ponto dos Professores grevistas, e criminaliza as greves, esquecendo seu passado. Mas bem feito, eles deitaram com os cachorros, agora estão tomados de pulgas!

    Quer dizer que uns dos 500 CCs de ouro é o Cassol?
    Que bela boca. CC come come…

  9. Márcio Dutra :
    @GAPIN – Ramiro Fagundes da Rosa
    Parei de ler em “o GAPIN exige…”. Que tal focar no objetivo do GAPIN, que é meritório, e parar de procurar chifre em cabeça de cavalo?
    Que papo brabo é esse de descobrir IP, denuncir jornalista ao MPF, exigir isso e aquilo…gaste a energia de forma mais proveitosa.

    Seria legal saber que o GAPIN EXIGE que nenhum pai deixe seu filho mendigar. Soubesse de algo assim me filiava neste tal de GAPIN.

  10. Jaci Borrou, mande o Paulinho Paikam dar umas aulas de “boas maneiras” para o Ivo Cassol, acredito que ele esteja precisando. kkkkkkkkk

  11. Ivo você não consegue me irritar sabia!Mas assim oh, não preciso, e nunca precisei de apradinhamento politico para viver. Com o pouco que ganho consigo viver, atravessar o mês problemas. Guarde para os Seus esse cargo que tanto me promete, e não os tem. Você já deve ter ganho uma das quase quinhentas tetas (CCs) que o Tarso criou para regalar a cumpanherada, e os apoiadores desse Governo. Você é especialista em cargos politicos, mas como politico não está com nada. Quando os argumentos, e contra argumentos acabam, ou voces se fazem de vitimas ou partem para baixaria. Para o Seu governo, vc não era nada além doque é hoje, e eu já andava junto com alguns dos PTistas dessa cidade, portanto conheço bem os métodos usados por voces. Soh uma lembrança, vc nunca terá cargo a sua disposição, pois nem vereador conseguiu se eleger, risos. Ah,com todo respeito aos Edis. ET, se o problema eh dizer quem pagou para trazer os indiginas saiba que tem um pouco do meu dinheiro no pagamento desse ônibus, mas nem por isso sou obrigado a concordar com essa cafagestada. O teu governo está entrando com uma ação contra a devolução das terras dos indiginas tomada por posseiros. Esse é o outro PT o seu, o da Dilma, o Tarso, o PT facista que manda cortar ponto dos Professores grevistas, e criminaliza as greves, esquecendo seu passado. Mas bem feito, eles deitaram com os cachorros, agora estão tomados de pulgas!

  12. O que eu acho (expresso diversas vezes neste blog):
    1) Poderia haver um espaço coberto, com àgua, de venda de produtos indigenas no CENTRO de Santa Maria. Poderia ser uma Casa dos Indios. Neste lugar as crianças poderiam ficar e se apresentar, em horarios determinados, longe do sol, longe do risco de cairem do viaduto, …
    2) Poderia haver local na area urbana para moradia de indigenas. Local este que deve respeitar as regras de qualquer morador, entre eles zelar pela higiene e meio ambiente. Evitando depositar lixo na margem de rios.
    3) Poderia haver locañl em àrea Rural para acomodar definitivamente diversas familias, com incentivo a visitação e particpaçaod a sociedade para que conheça a cultura.

    Meu foco eterno: as crianças. estras nao devem nem podem MENDIGAR. Nenhuma criança deveria faze-lo.
    Esta è a tecla que tenho batido SEMPRE e que nenhum “especialista” me responde e explica. Só perdem tempo criticando meu nome “artistico”.
    Tegiversam. Dando margem a que os silenciosos concordam com a mendicància dos indigenas. Será?
    com a palavra os especialistas, de ONGs, OSCIPS e assemelhados

  13. @GAPIN – Ramiro Fagundes da Rosa

    Parei de ler em “o GAPIN exige…”. Que tal focar no objetivo do GAPIN, que é meritório, e parar de procurar chifre em cabeça de cavalo?
    Que papo brabo é esse de descobrir IP, denuncir jornalista ao MPF, exigir isso e aquilo…gaste a energia de forma mais proveitosa.

  14. Senhor Claudemir PORQUE NÃO PUBLICOU MINHA RESPOSTA PRECISA DA CERTIDÃO DE REGISTRO DE IMÓVEL OU ALGO PARECIDO

    cara já não é a primeira vez que fazes isso,, o GAPIN exige que o senhor publique isso ou retire todas as publicações e não permita mais que se insira novas, que citem o GAPIN, o nome do vereador werner do fritz, enfim, como tantos que são diariamente citados nesse espaço,

    caso contrário vamos considerar que o senhor está sendo preconceito, aliás, já não é a primeira vez que isso acontece, já pedimos esclarecimentos a respeitos de suas opiniões e ou de seus convidados, preconceituosas e destituídas de verdade histórica e cultural, em outro programa. inclusive até solicitamos a gravação do mesmo.

    Dessa forma, caso o senhor não reconsidere sua posição e publique o que escrevi, estaremos emcaminhando o caso para o MPF, e estarei encaminhando para o NIJUC/UFSM, para avaliar uma ação de reparação, ou termo de ajuste de conduta.

    Tudo que eu escrevi, já está inclusive nos processos que correm no MPF, é público, temos as escrituras, toda a documentação, não sei qual a sua preocupação, a não ser a ideológica…

  15. Rondon de Castro :A discussão se os indígenas devem ou não utilizar o direito de ir e vir não procede: eles estão aqui e – por causa disso – é responsabilidade da sociedade como um todo, acolhe-los como tutelados e dar vazão às suas reinvindicações. E eles estarem entre nós é acréscimo à nossa cultura: não podemos sequer imaginar sua ausência em nossa comunidade, já que fazem parte da entrincada rede de etnias que nos estrutura como sociedade. Tirá-los de nossos olhares é a mais hipócrita atitude que qualquer sujeito pode desejar, já que estaríamos escondendo um problema mas não o resolvendo. Há tempos que os indígenas estão negociando e as próprias autoridades dão razão a eles…ao mesmo tempo que protelam e não apresentam soluções. E, no caso brasileiro, onde há recursos disponíveis (e perdidos, por exemplo, na corrupção e/ ou Copa do Mundo), a não solução significa justamente a vontade política de não se respeitar a vida do indígena como grupo tutelado.As reações negativas a essa presença indígena não visam a construção de uma sociedade justa, mas à resignação diante de uma exclusão social incentiva pelo poder financeiro. E nenhuma sociedade pode progredir tomando a exclusão como parâmetro de crescimento.Salta aos olhos – e entristece a alma – os comentários sobre a estética da ocupação. Vivemos a diversidade e isso nos enriquece naquilo que também não nos agrada. Colocar o contraditório como erro é impedir que o senso democrático nos guie e sejamos tomados pela tirania, a discriminação, o racismo… Democracia é isso.

    Democracia é o conselho tutelar zelar poder zelar por todas as crianças, independentemente da sua origem e aspecto.

  16. Fala; verá guassu, quer dizer homem veado em mbyá guarani, dessa maneira, como se trata de outra cultura, não poderás ser acusado de homofóbico, rs ,rs ,rs brincadeirinha, acho que vc. foi o que melhor respondeu a esse cara,,, gostaríamos muito de identificar o IP dele, já comentamos no MPF essa situação, no you tube já conseguimos algo parecido… falar nisso o Saúl é O sindicalista da ufsm..

  17. @Luiz Bom, ainda bem que tem os utópicos que ainda pensam em algo diferente e não os comuns que cansaram de lutar e se tornaram farinha do mesmo saco. Te digo, meus braços são muito fortes e quanto mais eu remo contra a “maré” mais fortes eles ficam, pode ter certeza. Triste é ver pessoas que devido ao mundo ser desse ou daquele jeito simplesmente se acomodam e aceitam tudo.

  18. A discussão se os indígenas devem ou não utilizar o direito de ir e vir não procede: eles estão aqui e – por causa disso – é responsabilidade da sociedade como um todo, acolhe-los como tutelados e dar vazão às suas reinvindicações. E eles estarem entre nós é acréscimo à nossa cultura: não podemos sequer imaginar sua ausência em nossa comunidade, já que fazem parte da entrincada rede de etnias que nos estrutura como sociedade. Tirá-los de nossos olhares é a mais hipócrita atitude que qualquer sujeito pode desejar, já que estaríamos escondendo um problema mas não o resolvendo. Há tempos que os indígenas estão negociando e as próprias autoridades dão razão a eles…ao mesmo tempo que protelam e não apresentam soluções. E, no caso brasileiro, onde há recursos disponíveis (e perdidos, por exemplo, na corrupção e/ ou Copa do Mundo), a não solução significa justamente a vontade política de não se respeitar a vida do indígena como grupo tutelado.
    As reações negativas a essa presença indígena não visam a construção de uma sociedade justa, mas à resignação diante de uma exclusão social incentiva pelo poder financeiro. E nenhuma sociedade pode progredir tomando a exclusão como parâmetro de crescimento.
    Salta aos olhos – e entristece a alma – os comentários sobre a estética da ocupação. Vivemos a diversidade e isso nos enriquece naquilo que também não nos agrada. Colocar o contraditório como erro é impedir que o senso democrático nos guie e sejamos tomados pela tirania, a discriminação, o racismo… Democracia é isso.

  19. Fritz :
    @Saúl
    Apenas um detalhe: ninguém foi buscar os índios. Eles têm vontade própria. Para alguns, pode parecer que eles não são capazes de se governar. Conversei com Augusto Kaigang, que é quem está liderando o grupo na ocupação próxima à rodoviária. Ele é perfeitamente qualificado e sabe o que faz e é uma liderança importante no meio indígena do RS.

    Pergunte ao Augustus o que ele acha sobre mendicância.

  20. Fritz :
    @Jaci Borreau
    Acho que os comentários desse senhor/ou senhora são de um desrespeito absoluto.
    Provavelmente seja parente do general Custer, aquele que exterminava os índios norte-americanos e que, posteriormente, acabou morto numa batalha com os índios em Little Big Horn, ganhando a recompensa pelo seu fascismo.

    Fritz

    E tu? Parente austriaco?
    És a favor de crianças mendigarem? E indigenas no Calçadão?
    O que o sr. acha?

  21. @Saúl
    Não acredito..não conseguiram nenhum cargo para o Saul!
    pode deixar..ganhamos a prefeitura e te nomeamos auxiliar da prefeitura do passo do verde!

  22. EU NAO SOU CONTRA OS INDIOS.
    SOU CONTRA QUALQUER CRIANÇA MENDIGANDO.
    Sejam loiros de olhos azuis, morenos de olho verde e PRINCIPALMENTE os indígenas, no Calçadão ou qualquer lugar do mundo.

  23. Saúl :
    Quem pagou o ônibus eu sei, mas não vou dizer!!!

    Foi o PAI? O Filho?
    Eu acho que certos FILHOS de vereadores deveriam criticar CONTUDENTEMENTE seus pais. Omissos neste caso.
    Os vereadores, todos, deveriam se preocupar com estes IMIGRANTES. Chegam de bus e nao recebem tapete vermelho.

  24. @Jaci Borreau
    Acho que os comentários desse senhor/ou senhora são de um desrespeito absoluto.
    Provavelmente seja parente do general Custer, aquele que exterminava os índios norte-americanos e que, posteriormente, acabou morto numa batalha com os índios em Little Big Horn, ganhando a recompensa pelo seu fascismo.

  25. @Saúl
    Apenas um detalhe: ninguém foi buscar os índios. Eles têm vontade própria. Para alguns, pode parecer que eles não são capazes de se governar. Conversei com Augusto Kaigang, que é quem está liderando o grupo na ocupação próxima à rodoviária. Ele é perfeitamente qualificado e sabe o que faz e é uma liderança importante no meio indígena do RS.

  26. Empreendedor :
    @Rejane Flores da Costa Caro Rejane: quem sabe a gente manda eles para Itaara, município que já tem nome de origem indígena. O Parque Oasis, por exemplo, poderia ser transformado em reserva indígena, com suas cascatas, fauna e flora exuberantes. O que o senhor acha?

    Baita idéia, o Padre Lauro iria adorar…e o Recanto Maestro?
    Outro baita lugar.

  27. Nossos índios, que gostamde MacDonnalds, usar bastante embalagem plástica, ir4ao sujar a sanga e o GAPIN vai lá limpar, depois pressionar a Revita para recolher…
    GAPINGAPINGAPINGAPINGAPINGA

    O pessoal de Buenos Aires gosta de falar o VESRE, eles invertem as sílabas. TANGO vira GOTAN (Gotan Project)
    Este GAPIN é uma cachaça. Um vício para alguns.
    Ninguem entende um alcoolista, só ele… e temos que respeitar…

  28. @Rejane Flores da Costa Caro Rejane: quem sabe a gente manda eles para Itaara, município que já tem nome de origem indígena. O Parque Oasis, por exemplo, poderia ser transformado em reserva indígena, com suas cascatas, fauna e flora exuberantes. O que o senhor acha?

  29. BOA TARDE.
    Ora veja, Tarso entra na Justiça contra a devolução das terras dos indegenas, dai a cumpanherada transfere o problema para Santa Maria. Que é isso cumpanheros!!! Atender os que já estão aqui tudo bem, mas buscá-los para criar problemas para as autoridades locais, é dose pra leão!

  30. @Leandro Rodrigues
    Por favor… sem esse papinho de antepassados, xenofobia, etc…
    Isso é bom nas falações regadas a Santo Daime PTlho.
    O mundo real, verdadeiro, por mais que alguns queiram ressucitar um “bicho-grilismo-flower-power-anos-60”, é imperfeito, injusto, desleal.
    Até quando vai ter gente querendo pagar dívidas históricas de injustiças realmente acontecidas, mas já completamente superadas?
    Se os índios já estavam aqui 700 anos atrás… bueno… daqui a pouco vai surgir algum maluquete de DCE querendo que embarquemos rumo a Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Polônia, etc… fazendo o caminho inverso dos imigrantes que para cá vieram e fizeram este maravilhoso país miscigenado em que vivemos e deixemos o Brasil para os índios.
    O discurso pode até ser muito bonito, mas a realidade é seca e não tem nada de ideal.
    Nós todos já pagamos impostos altíssimos para ajudar o governo a cumprir seu papel de mediador das relações da sociedade brasileira.
    Por favor… não queiram impôr suas utopias de mesa de boteco a quem vive ralando para produzir, crescer, dar empregos, buscar ficar rico (sim!! não é crime querer enriquecer!!).
    Chega desse eterno espírito de “coitadismo”.
    O mundo é capitalista faz muito tempo (perceba que até mesmo o PT e outros partidos esquerdopatas descobriram e se adaptaram ligeirinho a esta verdade), e pelo visto seguirá capitalista por muito tempo ainda.
    Não adianta remar contra a maré… vai cansar o braço e acabar descendo a correnteza à deriva…

  31. Concordo em reassentar índios, desde que seja em área que possa usar a caça e a agricultira familiar, com se susentam a 700 anos.
    Mas o que vejo em Santa Maria é a ocupação de área nobre proxima a rodoviaria, a primeira impressão de quem chega na cidade.
    Além disto alguns produzem artesanto e outros perambulam bebados pela região.
    Quer conferir passe pelos bolichos da redondeza e confira.

  32. -Se la na reserva deles tem casa,comida, remedios e todo tipo de asistencia social, afinal os agricultores brasileiros que estavam plantando aquela terra não foram expulsos? É deshumano deixá-los no Matos Abraão .Passem ali e vejam a miséria isso sim é deshumano.

  33. @GAPIN Pois é muitos que criticam podem ter no seus antepassados, escravagistas e exploradores desses povos. Parece até xenofobia o discurso do Luiz, lamentável mesmo.

  34. Se formos levar em conta o princípio da legitimidade da terra, os indígenas possuem o direito da ocupação da terra. Pois eles estão presentes há mais de 700 anos na região.
    Mas para mim a questão primordial é outra pressionar o poder público para que se defina a situação dos kaigang no município. Desta forma também estaremos questionando as prioridades do governo municipal afinal é mais importante que o terreno fique desocupado alimentando a especulação fundiária ou que sirva para abrigar inúmeras famílias de pessoas que querem apenas poderem viver as suas vidas conforme seu costumes e tradições?

  35. Meu deus que discurso mais fascista.
    os Kaigang foram os primeiros cidadãos santamarienses, estão a 700 anos na região, possuem direitos sim, que não são respeitados.
    Você deveria vir a público expor suas posições, há o GAPIN,NÃO É UMA ONG E SIM UM OSCIP, qualificada pelo ministério da justiça, reconhecida por todos os órgão indigenistas, inclusive o MPF Voc reconhecida

  36. Márcio Dutra :Tema que merece maiores esclarecimentos. Este povo tão sofrido que paga o preço pelo descaso da sociedade dita civilizada não pode, em hipótese alguma, servir a objetivos diferentes daqueles que visam exclusivamente o seu bem-estar.

    Que estranho, hein? O MST pode, mas os indígenas não podem ocupar…dois pesos e duas medidas para algumas visões político ideológicas.

  37. Concordo com o Luiz tem que mandar de volta antes de desembarcar do onibus ja temos ploplema demais, ainds vão trazer indio de putros lugares, se tem gente daqui por traz disso que leve para casa, deles não temos nadfa a ver com estes indios que estão pensando em dixarem na cidade.

  38. Luiz :É vergonhoso que estejamos lendo esta nota.Um escárnio!Chegam a Santa Maria para que “seja dada uma solução efetiva”… tenham dó!Solução efetiva é nem deixar descer do ônibus… mandar de volta para as reservas (ou aldeias, sei lá como chamam isso), onde a FUNAI tem que se responsabilizar pelo seu bem-estar.Essa gente quer usar os direitos de inimputabilidade que a lei lhes garante para invadir espaços que não lhes afeitos, certamente “enfogueirados” por ONGs, igrejeiros, esquerdopatas e outros supostos defensores de seus direitos que nada mais são do que aproveitadores de sua ignorância.Santa Maria tem que rechaçar esta excursão indesejada.Sei que minhas palavras serão antipáticas para uma legião de “bichos-grilo” que querem mudar o mundo à base de artesanato, garapa de cana e pastel, defendendo um mundo ideal que não existe e jamais existirá.Faz parte…Quem sabe esses também podem se mudar para Tenente Portela, construir uma “oca” e viver como dizia Rita Lee:“viver pelado pintado de verde, num eterno domingo…”

    Concordo em gênero, número e grau. Todos sabem que os indios estão sendo usados como massa de manobra(ah, que expressão antiga, mas é o que tinhamos…)sei eu lá por quem.Mas que estão, estão. E o resultado, todos já sabem. Mais banquinhas nas ruas vendendo artesanato, mas crianças soltas no calçadão, inocentes, famintas e sujas, mais discursos oportunistas. Solução mesmo, nenhuma.

  39. Tema que merece maiores esclarecimentos. Este povo tão sofrido que paga o preço pelo descaso da sociedade dita civilizada não pode, em hipótese alguma, servir a objetivos diferentes daqueles que visam exclusivamente o seu bem-estar.

  40. É vergonhoso que estejamos lendo esta nota.
    Um escárnio!
    Chegam a Santa Maria para que “seja dada uma solução efetiva”… tenham dó!
    Solução efetiva é nem deixar descer do ônibus… mandar de volta para as reservas (ou aldeias, sei lá como chamam isso), onde a FUNAI tem que se responsabilizar pelo seu bem-estar.
    Essa gente quer usar os direitos de inimputabilidade que a lei lhes garante para invadir espaços que não lhes afeitos, certamente “enfogueirados” por ONGs, igrejeiros, esquerdopatas e outros supostos defensores de seus direitos que nada mais são do que aproveitadores de sua ignorância.
    Santa Maria tem que rechaçar esta excursão indesejada.
    Sei que minhas palavras serão antipáticas para uma legião de “bichos-grilo” que querem mudar o mundo à base de artesanato, garapa de cana e pastel, defendendo um mundo ideal que não existe e jamais existirá.
    Faz parte…
    Quem sabe esses também podem se mudar para Tenente Portela, construir uma “oca” e viver como dizia Rita Lee:
    “viver pelado pintado de verde, num eterno domingo…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo