PARTIDOS. O PT “não vai cumprir tabela nas eleições”, afirma Valdeci Oliveira
Dentro de menos de dois dias, o Partido dos Trabalhadores anuncia o seu candidato (a) à Prefeitura, em 2012. É no encontro (que levará o nome do militante Clayton Coelho, precocemente falecido, em maio deste ano) que acontece na manhã de sábado que as várias correntes partidárias pretendem decidir e matar a questão. Quem será o candidato?
Quem será o candidato? Bueno. Há três nomes colocados. Nenhum da chamada tríade petista (Fabiano Pereira, Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira). A menos que alguém mude de ideia ou algo absolutamente diferente disso aconteça, a definição se dará entre o atual presidente da sigla, Valdir Oliveira, a vereadora Helen Cabral e o militante comunitário Cristiano Schumacher.
Ninguém nega, porém, ser este um momento em que o PT está sob tiroteio. Interno, por suposto. E externo também. A propósito do encontro decisivo da sabatina, e em função da óbvia importância política do evento, este sítio faz uma exceção. Explico: a regra, aqui, é só publicar textos inéditos. No entanto, por conta dessa circunstância única, e até para permitir a ampliação do debate, via comentaristas, estamos reproduzindo, simultaneamente ao jornal A Razão (que só poderia repercutir, ou não, o texto, 24 horas depois), artigo desta sexta-feira, do deputado estadual e ex-prefeito Valdeci Oliveira. Cumpre-se, assim, uma das funções deste espaço: permitir a livre circulação de ideias. Acompanhe:
“A responsabilidade do PT
O período que antecede uma eleição emblemática como a de 2012 sempre é fértil para especulações em torno de candidatos e candidaturas. Dada a força política e eleitoral que o Partido dos Trabalhadores detém, este debate dentro e sobre a sigla é ainda mais intenso. Em Santa Maria, cidade onde o PT tem bases consolidadas, uma das perguntas que mais se faz hoje é qual candidato o partido vai apresentar nas próximas eleições. Como o debate ainda está em curso ainda não se pode vir a público e anunciar a candidatura. Apenas dá para dizer que o processo se encaminha para um desfecho a seguir.
Agora o que se pode afirmar com vigor é que o PT não vai fraco, não vai dividido e não vai para cumprir tabela nas eleições. O PT nasceu da luta social, é um partido de massas, e é um partido vocacionado para sempre ser alternativa de gestão nas três esferas de poder. Em uma cidade como Santa Maria, durante oito anos governada pelo partido, o compromisso dobra. O PT tem uma responsabilidade extrema com esta comunidade. Foi nesta cidade que o partido implementou de forma pioneira muitas das suas marcas e bandeiras que hoje são conhecidas em todo o Brasil e até fora dele. Entre estes símbolos está as Eleições Diretas para Subprefeito, o Passe Livre, as políticas de participação popular, o Programa Pé no Bairro, a Agenda Cidadã, o PAC, a Farmácia Popular, o Brasil Sorridente, o incentivo à Economia Solidária e as ações de moradia popular, como o PAR. Se hoje Santa Maria tem um loteamento gigante como o Cipriano da Rocha, uma BR-158 concluída após 40 anos, o Shopping Popular, o viaduto da Gare, a João Machado Soares e a Osvaldo Cruz asfaltadas de ponta a ponta, a coleta conteineirizada, o entorno da Rodoviária revitalizado e um PA dos mais modernos foi porque o PT, junto com outras forças planejou, encaminhou e executou. Se hoje Santa Maria tem um Escritório da Cidade e um Plano Diretor Urbano e Ambiental atualizado foi porque o PT e os aliados planejaram e agiram.
Mas afora ações e projetos, a caminhada do PT em Santa Maria tem um lastro moldado em carne e osso. Lastro que começa em figuras como o professor Sérgio Lopes e a empregada doméstica negra Silvina, que, em 1982, época em que ser PT era quase crime, corajosamente foram candidatos a prefeito e a vice bradando pelas ruas o slogan: “Contra a Ditadura, PT na Prefeitura”. O lastro passa ainda por Tarso Genro, Paulo Pimenta, Fabiano Pereira, Marcos Rolim, Vilmar Galvão, Kalu, Beto São Pedro, Fernando Menezes, e muitos outros homens e mulheres anônimos que carregam a estrela no peito em Santa Maria com a preocupação sempre de combater desigualdades.
Por não se forjado em individualidades e sim no debate coletivo muitas vezes até exaustivo, é que o PT leva um tempo cronológico significativo para definir o seu consenso. Porém, estabelecido o consenso o PT vai unido e forte defender seu programa. O maior valor do PT não são seus deputados, prefeitos, secretários ou vereadores. É a sua militância aguerrida e politizada que faz a diferença. Em 2012, novamente esta militância estará na rua, nos bairros e na porta das fábricas e casas para debater política e para defender um projeto que tem hoje como expoentes ninguém menos que a presidenta Dilma e que o governador Tarso Genro. O PT de Dilma, Tarso e de Luiz Inácio Lula da Silva terá representante na eleição de Santa Maria. Com certeza, o PT vai para a disputa aliançado com mais partidos e forças do campo popular que defendam uma Prefeitura atuante, preocupada com os serviços públicos essenciais e que jamais terceirize ou privatize a saúde, a educação e o saneamento básico.
Tudo isso porque o PT tem responsabilidade e compromisso com Santa Maria e seu povo ontem, hoje e amanhã.
Valdeci Oliveira
deputado estadual (PT)”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Valdeci tem o corpo fechado… fechado para concorrer.
Para ter as contas aprovadas se comprometeu a não concorrer…
as contas de 2006 e demais seguram o facho dele… tá maniatado.
Valdeci,Schirmer e Pozzobom ai ficaria uma disputa boaaaa…
porque ele é frac.
Essa ladainha das contas eu já ouvi em 2010. Tinha uma bugrada que faz a política rasteira que dizia nas vilas que não votasse no Valdeci porque ele não poderia assumir como deputado em função das contas. Resultado: quase 50 mil votos em SM. Pozzobom e balonista somados não chegaram a isso. Valdeci concorre ou não se quiser ou não. Agora, ele já foi prefeito 8 anos. Quem ainda não foi e tem grande capital político no PT de SM tem a chance agora de tirar o prefeito que anunciou uma inundação de fábricas na cidade, mas que ningúem ainda descobriu onde estão.
Voi siete due pazzi!
Poderia ser, com slogan a la Tiririca: “Fort, porque ficar pior não pode”.
@Jaci Borreau
Bingo!
Pena (para ele, que é pessoalmente honesto) que com tantos rolos comprovados pelo TCE não há como aprovar as contas de 2006.
Valdeci abriu mao de concorrer para ter as contas de 2005 aceitas e aprovadas. O Kaus só fez onda para nao ser unanime e lembrar, ao Valdeci, que ainda tem as contas de 2006.
Valdeci está amarrado.
Novamente pergunto porque o Ver Fort não foi lembrado para ser candidado a Prefeito pelo PT?
Penso que o Dep valdeci é um Homem honesto, sério, foi absolvido até por isso, mas escrever este texto com este ranço todo me parace desespero. Se é para o PT ter um candidadto de esquerda, que seja que seja o Shumacher, este sim é um legitimo guerreiro de base, que defende ssuas idéias. Agora não vamos nos iludir o Prefeito Schirmer é o melhor governante que Santa Maria teve e terá, uma cidade se faz com planejamento a longo prazo e não com politicas imediatistas, dando continuidade a tudo que outros governantes fizeram e correndo atrás de mais desenvolvimento para nossa comunidade. E o Vereador Fort pq não foi lembrado?
Alguem duvidava disso rsrsrsr. Claro que alguem de peso concorrera. Eles estão alimentando a discussão para ficar na mídia.Devem estar sabendo ou imaginando que tem 2 de peso contra eles e por isso precisam alimentar discussões e permanecer na mídia o maior tempo possível. Estratégia de campanha eles são bem eficientes.
Novamente quero espraia, meus parabéns a TRINDADE Petista pelo debate ,e na demonstração em criar novos lideres na formação de novos sucessores!
IMPORTANTE ESTRATEGIA , pensar futuramente :
E ao mesmo tempo dizer ao Deputado Valdeci,que na sua publicação, lembro da minha sempre amiga Silvina, que, em 1982 na época colocou o nome a prefeita e hoje que reconhecimento. se tem com ela qual o apoio foi dado a ela nos dias de hoje.só o apoio escrito e da lembrança.
Lembrar que esta senhora(SILVINA) foi uma das primeiras ,a escreve a História do Partido dos trabalhadores na cidade ,e que quando -se assume um mandato também ,tem que ser uma das primeiras a ser lembrada pois é a grande razão duque esta acontecendo naquele momento e falo porque no momento de dificuldade dela muitos sumirão ,e não lembram ,da como a trindade diz : a domestica silvina.
“…em 1982, época em que ser PT era quase crime…”
Pela história recente em diversos lugares do Brasil, os escândalos de corrupção, a quadrilha do Mensalão, os aloprados, os dólares na cueca e as centenas de PTlhos envolvidos naquilo que Lula antigamente chamava de “maracutaias”, atualmente é que ser PT é quase crime… rs…
Valdeci seria o nome.
Até onde sei não existe restrição para o deputado Valdeci concorrer!Ou estou errado?Não tem nada a perder,é deputado e continua deputado caso não vença.Igualmente Pimenta.O único q perderia o cargo de secretário seria Fabiano.Sinceramente não estou entendendo!