Eleições 2012PartidosPesquisaPolítica

EXCLUSIVO (4). Pesquisa encomendada por petistas tem 11 cenários distintos. Schirmer está na frente em 10. No outro, vence…

Único cenário desfavorável a Schirmer

Para quem gosta de avaliar possibilidades eleitorais antecipadas, é prato cheio. A pesquisa encomendada por graúdos petistas, a qual este sítio teve acesso e publica com absoluta EXCLUSIVIDADE desde a tarde de segunda-feira, afora permitir a livre manifestação dos eleitores (e foram 400, entrevistados em suas casas, e escolhidos conforme a divisão censitária da cidade feita pelo IBGE), numa pesquisa espontânea, também ofereceu nada menos que 11 cenários possíveis – e nos quais os pesquisados eram informados antecipadamente dos nomes dos eventuais concorrentes..

Schirmer vence: mas por bem pouco

Nesses cenários, os pesquisadores simularam praticamente todas as possibilidades hoje vislumbradas em Santa Maria – com cinco pré-candidatos petistas (a exceção é Cristiano Schumacher, que não consta em nenhum), o prefeito Cezar Schirmer, candidato à reeleição, e Jorge Pozzobom, possível concorrente pelo PSDB. Também não constam em quaisquer cenários os nomes anunciados por DEM (Moacir Alves) e PV (Laurindo Lorenzi Filho).

Contra Fabiano, vitória pouco maior

Schirmer consta de todas as cartelas mostradas aos eleitores. O atual prefeito aparece, em cenários distintos, contra um dos três principais (Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira) nomes do PT, com ou sem o tucano Pozzobom. E também aparece com o tucano e um dos dois outros possíveis concorrentes petistas (Valdir Oliveira e Helen Cabral). Por fim, Schirmer é confrontado apenas com Valdir e Helen, e sem Pozzobom.

Surge o nome de Helen, em terceiro

No total, são exatamente 11 cenários distintos. Um deles o leitor já sabe desde a madrugada passada, em que o sítio PUBLICOU também a pesquisa espontânea. Agora, você vê, nas tabelas distribuídas ao longo deste texto, todos as outras 10 possibilidades colocadas aos entrevistados. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 (quarta e sexta) passados e tem margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Valdir ameaça mais. No entanto...

Como você pode ver nas ilustrações, o prefeito Cezar Schirmer vence em todos os cenários montados pelos pesquisadores, exceto num: naquele em que enfrenta o petista Paulo Pimenta e o tucano Jorge Pozzobom. Em todos os demais, o atual prefeito é vitorioso. Mas há diferenças substantivas, e que podem ser anotadas:

Contra Pimenta: 1,5% de diferença

1) Aparentemente, o deputado estadual Jorge Pozzobom retira votos de Schirmer, mas também de Pimenta, Valdeci e Fabiano. E, em qualquer circunstância, não suplanta qualquer deles. Mas é obviamente competitivo, se considerada a distância que há, ainda, até o pleito.

Schirmer x Valdeci: placar apertado

2) As candidaturas de Valdir Oliveira e Helen Cabral, alternativas à tríade petista, não são – pelo menos neste momento – -nada competitivas, pelos cenários montados. Sempre que aparecem, seja contra Pozzobom e Schirmer (menos) ou apenas Schirmer (muito mais), são derrotados sem qualquer contestação.

Fabiano faz frente a Schirmer, mas...

3) Qualquer dos três nomes principais do PT complica bastante a vida do hoje favorito – que terá uma disputa no mínimo muito difícil, senão complicada. Principalmente numa disputa em que Pozzobom estiver envolvido.

Helen x Schirmer: a maior diferença

4) Qualquer avaliação definitiva do pleito do próximo ano passa, inevitavelmente, pela decisão que vier a ser tomada pelo PT, talvez em março. Isto é, o candidato do partido é determinante para saber o tamanho da disputa que haverá em outubro. Se maior, menor ou mais ou menos.

Valdir: diferença menor, mas elevada

EM TEMPO: há vários elementos disponíveis na pesquisa a que o sítio teve acesso. Muitos deles descem às minúcias que, no entanto, pouco valor jornalístico possuem. No entanto, há pelo menos duas outras informações bastante interessantes, do ponto de vista do leitor. E elas estarão aqui em nota(s) posterior(es). No caso, a rejeição aos candidatos e a importância dos partidos a que pertencem. Portanto, pode aguardar que também serão publicadas aqui, com exclusividade.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

13 Comentários

  1. Garibaldi :

    leonel ferreira :Que eu saiba o Prefeito Schirmer é do partido que dá sustentação ao governo Dilma, é do mesmo partido do vice presidente, de vários ministros e possui transito e credibilidade em Brasília, talvez mais que muitos deputados
    @FABIO

    E, mesmo com “tudo isso”, não conseguiu um pila de investimento significativo do Governo Federal aqui. Ninguém em Brasília sabe quem é Schirmer…

    Com certeza deve sabem quem são helen, fabiano, valdir, schumacher, hehehehe

  2. Claro que os pesquisados ainda não entraram na onda sucessória dos partidos,o cenário muda de acordo com a proximidade das eleições,aonde começam a aparecer os problemas ,as criticas as promessas e as MENTIRAS.

  3. Sim, Santa Maria está com um novo viés, com um pensamento positivo, não há dúvida. A cidade se desenvolve a olhos vistos, nunca tivemos um prefeito com uma visão tão avançada quanto o que temos hoje. Mas cá entre nós, essa pesquisa, encomendada pelo pt, não serve apenas para que, em março em mais uma nova “pesquisa” apareça um dos preferidos do pt, na frente para justificar a candidatura do pimenta, por exemplo? Vamos ver…

  4. leonel ferreira :Que eu saiba o Prefeito Schirmer é do partido que dá sustentação ao governo Dilma, é do mesmo partido do vice presidente, de vários ministros e possui transito e credibilidade em Brasília, talvez mais que muitos deputados
    @FABIO

    E, mesmo com “tudo isso”, não conseguiu um pila de investimento significativo do Governo Federal aqui. Ninguém em Brasília sabe quem é Schirmer…

  5. Que eu saiba o Prefeito Schirmer é do partido que dá sustentação ao governo Dilma, é do mesmo partido do vice presidente, de vários ministros e possui transito e credibilidade em Brasília, talvez mais que muitos deputados

    @FABIO

  6. Vitoriosos na pesquisa; pimenta e o Valdir
    Derrotados: Pozzobom, helen
    NFNC: Valdeci, Fabiano
    Sinal Amarelo: schirmer

  7. @Garibaldi
    Uma margem de erro de 5% para mais ou para menos é o suficiente para concluir que Pimenta com 30,3% e Schirmer com 29,3% (no primeiro cenário acima), por exemplo, estão tecnicamente empatados. O mesmo acontece no segundo cenário, entre Schirmer e Valdeci. No entanto, quando o cenário envolve os outros políticos do PT (Fabiano, Helen e Valdir), a diferença para o Schirmer é maior que 5% – nesse caso, podemos afirmar que a preferência pelo peemedebista está matematicamente confirmada.

    Conclusão: a pesquisa serve para mostrar que Pimenta e Valdeci são os nomes mais fortes do PT, e que fariam uma disputa parelha com Schirmer. No entanto, a pesquisa não é suficiente para concluir matematicamente se o eleitorado prefere Schirmer ou Pimenta, no primeiro cenário; ou Schirmer ou Valdeci, no segundo cenário (o mesmo acontece no sexto e no sétimo cenários).

  8. Daniel Isaia :Claudemir, se não me engano você disse que essa pesquisa foi montada com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos. Isso aponta, na verdade, um empate técnico na maior parte dos cenários montados. A pesquisa serve bem aos propósitos de identificar os candidatos petistas que têm maior apelo junto ao público, mas dificilmente serviria para representar a combatividade destes candidatos frente ao Schirmer e ao Pozzobom.

    What?

  9. 400 entrevistados em suas Casas hahahaha… Escolheram a dedo as casas dos companheiros petistas e mesmo assim SCHIRMER vence!

  10. Claudemir, se não me engano você disse que essa pesquisa foi montada com uma margem de erro de 5% para mais ou para menos. Isso aponta, na verdade, um empate técnico na maior parte dos cenários montados. A pesquisa serve bem aos propósitos de identificar os candidatos petistas que têm maior apelo junto ao público, mas dificilmente serviria para representar a combatividade destes candidatos frente ao Schirmer e ao Pozzobom.

  11. e uma pesquisa logica, ao menos pra quem pensa no futuro da cidade, quem tem mais influencia em brasilia? quem tem mais possibilidade de agarriar fundos e investimentos? e uma logica. pimenta.ja perceberam que os eleitores de SM sao um tanto quanto fora da realidade? qdo era pra colocar alguem do mesmo partido do governo estadual e federal, colocaram outro de outro partido? sinceramente, nao da pra entender.ou, ate da, no meu ponto de vista, burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo