EconomiaPesquisa

ECONOMIA. 2,7% de crescimento. Frustração óbvia, na divulgação do PIB de 2011

Menos, beeem menos do que se imaginava. Mas, consolidados os dados de 2011, verifica-se que o aumento do Produto Interno Bruto ficou mesmo abaixo dos 3%. Para ser preciso, conforme informações do IBGE, foi de 2,7%.

Ainda haverá muita avaliação sobre isso, por certo, inclusive enfatizando o fato de ser maior, beem maior que a média mundial – especialmente se considerados os países “desenvolvidos”. Mas foi frustrante, não há dúvida. Sobre os números e sua divulgação, confira material da Agência Brasil. A reportagem é de Vitor Abdala. Confira:

Economia brasileira cresce 2,7% em 2011

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,7% em 2011 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões. O dado foi divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Sob a ótica da produção, o destaque do PIB em 2011 foi a agropecuária, que cresceu 3,9%. Os demais setores também apresentaram expansão: indústria (1,6%) e serviços (2,7%). Isso também ocorreu com o PIB sob a ótica da demanda, com crescimento no consumo das famílias (4,1%), no consumo do governo (1,9%) e na formação bruta de capital fixo, isto é, nos investimentos (4,7%)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo