LUNETA ELETRÔNICA. Apostas do PMDB, Câmara e seus chefes, périplo de Valdeci, Pozzobom, nome do PSOL, Funcine, cinema gaúcho
* Dos 50 maiores colégios eleitorais gaúchos, já há definição, no PMDB, de candidatura própria em 70%. Looonge, Santa Maria é a maior aposta, com a reeleição de Schirmer.
* Noutros grandes centros, a coisa está feia em Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre e Caxias do Sul. Nessas duas últimas, apesar do gritedo de algumas lidernças, a tendência é apoiar o PDT, cedendo o nome do vice.
* A Câmara de Vereadores terá três presidentes em menos de uma semana. Com o titular e o vice (Manoel Badke e Admar Pozzobom) viajante, o petista Luiz Carlos Fort assumiu.
* Mas foram apenas dois dias. Já na sexta, o vice Pozzobom assumiu, pois Badke também foi ao Uruguai, acompanhando Schirmer e os empresários bascos, que foram papear com o BID.
* Valdeci Oliveira segue no périplo para percorrer o Estado inteiro, nos fins de semana. Antes do encontro regional em Santa Maria, no domingo, zanzou por outras três cidades.
* O líder do governo na Assembleia foi a Faxinal do Soturno na manhã de sábado, para plenária de petistas da 4° Colônia. Ainda na sabatina, também esteve em Formigueiro e São Sepé.
* O tucano Jorge Pozzobom já tem um escritório regional para chamar de seu. Ele foi aberto na tarde de sexta, na Duque de Caxias 1173, junto à praça Saturnino de Brito.
* Um bom punhado de militantes (inclusive de outras siglas) apareceu para cumprimentar o deputado do PSDB. Há quem diga que pode ser lá, também, o comitê eleitoral do candidato a prefeito. É?
* Quem disse que a esquerda-esquerda não tem nome para concorrer a prefeito? Tem, no mínimo, um nome já colocado. No caso, o de uma corrente interna do PSOL.
* O chamado “Movimento Esquerda Socialista” apresenta a pré-candidatura de Tiago Aires, liderança estudantil na Unifra. Seu nome, segundo nota do “MES”, pela impossibilidade de Sandra Feltrin, sua principal liderança, participar do processo eleitoral.
* Nesta terça-feira, em café da manhã às 8, no Café SESC, em Porto Alegre, assume a nova diretoria executiva da Fundação Cinema RS (Fundacine).
* Entre os que assumem, para um mandato de dois anos, está o santa-mariense Luiz Alberto Cassol. Ele será um dos dois vices (o outro é Jaime Lerner) de João Guilherme Barone, o presidente.
* Segue, nesta segunda-feira, no Cineclube Lanterninha Aurélio, o ciclo dedicado a lembrar o Dia do Cinema Gaúcho, comemorado em 27 de março.
* Nesta semana, serão apresentados “Cortejo Negro”,de Diego Muller, “Um Estrangeiro em Porto Alegre” (ilustração), de Fabiano de Souza, e “Cidade Fantasma”, de Lisandro Santos.
* A exibição, seguida de debate, começa às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Esse Tiago Aires não era tucano?