EDUCAÇÃO. Professores municipais “cercam” o Palacete da SUCV com vigília pelo piso

O editor esteve na Praça Saldanha Marinho duas vezes, nesta quinta. Pela manhã, perto das 10 (quando aproveitou para fazer a foto que ilustra esta nota), e à tarde, nas proximidades das 5. Em ambas, duas músicas, inclusive uma paródia a composição de Raul Seixas, martelavam. Soube, por conversar com quem entrava e saía do Palacete da SUCV, que “o dia inteiro foi assim” – dando a entender que a zoeira democrática era, de fato, “incomodativa”.
Cezar Schirmer, o alvo da vigília dos docentes municipais (era do que se tratava, afinal), estava em Porto Alegre. E não ouviu. Mas deve ter sabido, pelo relato de secretários, assessores e servidores que atuam no prédio. E também o motivo: o evento, convocado pelo Sinprosm, o sindicato da categoria, pretendia (e, audivelmente, conseguiu) reivindicar o reajuste de 22% no piso salarial da categoria.
Mas também não apenas isso. Chamava a atenção para os prazos, bastante estreitos em ano eleitoral, para o recebimento de uma proposta de reposição salarial anual da inflação. Aliás, os dois temas serão tratados também em assembleia geral já marcada para a próxima quarta-feira, 28.
Sobre tudo isso, e outras informações, confira material produzido pela assessoria de imprensa do Sinprosm. O texto é da jornalista Camila Klein Severo. A seguir:
“Professores Municipais reivindicam reajuste
Os professores da Rede Municipal de Ensino realizaram hoje (quinta), 22 de março, uma vigília, na Praça Saldanha Marinho, pela valorização dos professores. A manifestação reivindicou uma proposta da Prefeitura para o pagamento da atualização do Piso Nacional do Magistério. Devido ao descaso do Executivo com o reajuste, uma nova assembleia está agendada para o dia 28 de março.
Anunciado pelo Ministério da Educação, no dia 27 de março, o Piso Nacional do Magistério deverá ser atualizado em 22,22%. Com o reajuste, o Piso Nacional do Magistério passa de R$1.187,87 para R$ 1.451.
A assembleia do dia 28 deverá debater novas ações para reivindicar o pagamento, já que, dia 10 de abril é o prazo do Calendário Eleitoral 2012 para que governos façam revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a reposição de perdas salariais calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES MUNICIPAIS
Dia: 28/03/2012
Horário: 16h
Local: Clube Caixeiral”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Alarico
Mas que falta do que falar hein?
A turma que arquitetou a compra do prédio da SUCV pela Prefeitura, com a consequente mudança do alcaide pra lá, não previu a exposição do mandatário às manifestações.
Também passei ontem pela praça e pude constatar o que está sendo informado acima. A saída, nesse caso, é fugir pra bem longe do barulho (no bom sentido).
A propósito, não existe em Santa Maria nenhum dispositivo que regulamente a drenagem da água que sai dos aparelhos de ar condicionado? Quando passei defronte ao prédio da SUCV, tive que me esquivar da água que caía dos aparelhos, exatamente no meio da calçada. Muitos já devem ter ficado molhados alí. Haja falta de respeito da dona prefa! E tem suplente de vereador discursando sobre os milagres que o mago Xirme vem fazendo em nossa cidade! Arre-égua!, como dizem os irmãos nordestinos.