COMUNICAÇÃO. Boicotada por grandões da mídia, Conferência Nacional terá 86 gaúchos
Com o anunciado boicote de grandes grupos, inclusive as Organizações Globo (por que, hein?), acontece em meados de dezembro, em Brasília, a Conferência Nacional de Comunicação. Entre os temas a ser abordados, com certeza, estará o controle social (aliás, mais que necessários) da mídia que, no caso da eletrônica, ainda por cima é uma concessão pública.
Bem, talvez já seja possível entender por que uns e outros não gostariam de participar do evento que, estima-se, terá a presença de 1,6 mil delegados eleitos em todo o País, inclusive 86 gaúchos. Estes foram escolhidos durante a Conferência Estadual, que aconteceu nesta semana, na Assembléia Legislativa. Sobre a Confecom RS, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias do parlamento. O texto é de Michele Limeira, com foto de Guerreiro. A seguir:
“Confecom RS elegeu 86 delegados para etapa nacional
A Conferência Estadual de Comunicação (Confecom RS) elegeu 86 delegados que levarão as propostas do Estado à etapa nacional do evento, em Brasília, de 14 a 17 de dezembro. Dentre esses, 38 representam a sociedade civil; 36, a sociedade civil empresarial e 10, o poder público. A Assembleia Legislativa elegeu como delegados os deputados Raul Carrion (PC do B) e Miki Breier (PSB), o diretor de Jornalismo, Marcelo Nepomuceno, que representará a Associação Brasileira das Televisões e Rádios Legislativas (Astral), e os servidores Márcia Cardoso, Dilamar Machado, além de Carmem Olsson como suplente.
Os 470 inscritos na Confecom RS debateram sobre o tema central do evento Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania era digital, a partir de três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”. As discussões, que iniciaram terça-feira(17) à noite e encerraram no final do dia de ontem (quarta,18), visam orientar a criação de políticas públicas para a comunicação no Brasil. “A conferência não é simplesmente para debater, mas para orientar o Legislativo e o Executivo na produção de políticas públicas”, afirmou o superintendente de Comunicação Social da AL, Celso Schröder.
Na avaliação de Schröder, que também presidiu a comissão organizadora do evento estadual, a Confecom RS foi representativa, marcada por proposições de qualidade, além de ter ocorrido com tranqulidade. “Recolhemos todas as propostas apresentadas no processo da Conferência e levaremos a Brasília para serem sistematizadas”, explicou, lembrando que a sistemática foi aprovada no regimento interno da Confecom. Segundo ele, o trabalho de sistematização será feito pela Fundação Getúlio Vargas, contratada para acompanhar os eventos e produzir um caderno de teses. Os delegados eleitos ontem recebem passagem e hospedagem pagas pelo governo federal, através do Ministério das Comunicações. A Conferência Nacional de Comunicação vai reunir cerca de 1,6 mil delegados de todos os Estados…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.