Por Maiquel Rosauro (texto e foto), da assessoria de imprensa do evento
“Plenária sobre Vida Missionária sugere mudanças na Igreja Católica
A mini plenária “A Vida Missionária das CEBs”, realizada na Igreja Nossa Senhora das Dores, em Santa Maria, na sexta-feira, promoveu uma grande reflexão sobre os desafios que estão diante dos cristãos. A oficina fez parte da programação do 13º Encontro Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que teve início na quinta-feira.
Conforme o padre Adilson Zilio, de Caxias do Sul, durante a oficina foram realizadas discussões com o objetivo de construir ações a serem realizadas nas CEBs.
– Falta vigor à Igreja. Os cristãos não se sentem motivados a participar e os padres estão presos a uma estrutura burocrática. Temos que voltar a estudar o Documento de Aparecida – relata o padre.
O Documento de Aparecida é o texto conclusivo da 5ª Conferência-Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida em 2007. O documento é dividido em três partes: A vida de nossos povos hoje; A vida de Jesus Cristo nos discípulos e missionários e A vida de Jesus Cristo para nossos Povos. No final do livro, encontram-se o discurso, a homilia e o pronunciamento do Papa em Aparecida.
O 13º Encontro Estadual de CEBs segue até domingo em Santa Maria. Neste sábado, as atividades se concentram no ginásio da Escola Medianeira. O evento é organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participam cerca de 1,6 mil delegados de CEBs representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas.”
bom dia p zilio concordo com coce ,do assunto que voce falou acima