EducaçãoUFSM

UFSM. Confira relação candidato/vaga no vestibular. Medicina e Arquitetura, os mais concorridos. Porém…

Um fato incrível. Perceptível a uma olhada rápida. O curso de Medicina segue sendo o mais concorrido. No entanto, é, teoricamente, mais fácil entrar pelo sistema universal que pelo de cotas destinadas a estudantes das escolas públicas.

No primeiro caso, são 4,465 candidatos disputando 73 vagas. O que significa 61,16 para cada uma. Já no sistema de Ação Afirmativa, na cota destinada a estudantes de escolas públicas, as vagas são 24, o número de candidatos é 1.867 e a relação é de 77,79 por uma. Que tal?

A situação se repete no segundo curso mais procurado pelo sistema de cotas. No caso, Arquitetura. A relação candidato/vaga para os oriundos das escolas públicas é de 51,33 por um. E no sistema universal, 22,11 por uma vaga.

A relação candidato/vaga foi tornada pública hoje pela Comissão Permanente de Vestibular da UFSM. O concurso acontece entre 7 e 9 de dezembro. São 3.700 vagas oferecidas em 84 cursos aqui em Santa Maia. Há outras vagas (305 para seis cursos) em Frederico Westphalen e em Palmeira das Missões (356 vagas em sete cursos). No total: 4.361.

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DA RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo