Montevidéo, um passeio imperdível – por Carlos Costabeber
Confesso que, apaixonado por Buenos Aires, fiquei um bom tempo sem voltar a Montevidéo!
Puro arrependimento!
Assim, decidi aproveitar o último feriadão para rever a belissima capital do Uruguai e escrever esse texto, na tentativa de estimular os amigos santa-marienses a curtirem esse país encantador – e que está aqui bem ao nosso lado.
Saindo de Santa Maria, via Livramento, chega-se a Montevideo depois de uma 8 horas de viagem. E com uma vantagem: estradas excelentes e com pouco movimento – principalmente as uruguaias, que são “um tapete de concreto”.
A partir da capital, é interessante dar um pulo em COLONIA DO SACRAMENTO (distante 170 kms por rodovia duplicada), que, por sua história, se tornou patrimônio da Unesco.
E o retorno para casa deve ser por PUNTA DEL LESTE (distante 100 kms. por via dupla e iluminada), e depois do passeio pelo belíssimo balneário, num tiro direto a Aceguá/Bagé/Santa Maria.
Uma baita viagem !
Quanto a Montevidéo, além de curtir aquele passeio à beira do Rio da Prata com 20 quilômetros de extensão, deixo umas “dicas” que muitos desconhecem:
* Palácio Legislativo – é o prédio mais imponente da capital, ondem funcionam o Senado e a Camara dos Deputados. É uma obra esplêndida em riqueza e beleza (só na Europa para encontrar algo igual), construído com mármore e mão-de-obra italianos. Uma visita imprescindível (consultar pela internet os horários de visita orientada).
* Teatro Solis – depois de 8 anos em reforma, o 3º mais antigo teatro da América é outra visita obrigatória por sua beleza e importância; e com um restaurante anexo de qualidade.
* Vinícola Bouza – Além dos vinhos premiados internacionalmente, essa “Bodega Boutique” oferece aos visitantes um restaurante espetacular, e uma coleção de 100 automóveis antigos. Aliás, me emocionei ao ver uma dezena de Ford Modelo T e Modelo A completamente restaurados e em pleno funcionamento. É uma das maiores coleções da marca Ford do mundo. Para reservar mesa, ligue direto para o Gerente, o Juan Martin Borda (+598) 2323.7491. Ou visite o site www.bodegabouza.com
* Museo de la Casa de Gobierno – é a antiga sede do Governo, hoje transformada num belo museu dedicado à história de poder executivo (fica ao lado do Teatro Solis). Interessantissimo!
* Museo Torres Garcia – local que homenageia o principal artista plástico uruguaio, com visitas guiadas.
Interessante: em todas as refeições, escolhi sempre o peixe, ao invés das famosas carnes uruguaias. É que lá o peixe é fresco, apresentando uma sabor maravilhoso (o peixe congelado perde muito dessa qualidade).
Por fim, um alerta: no inverno o vento frio é tão intenso, em razão da proximidade do mar/rio, que é quase impossível se caminhar no calçadão da “Rambla”. Passei por essa sensação na 2a. feira passada, com um vento frio insuportável.
De qualquer forma agora estamos na primavera, e logo chegará o verão. Períodos muito favoráveis para viajarmos ao Uruguai.
Não deixem para depois! O Uruguai é uma segunda casa para os gaúchos.
Uma outra opção é ir de carro até Rivera, pegar um vôo até Montevideo. Por RS 75,00 em uma hora e com serviço de bordo chega-se à Montevideo. []s
entao aproveita e passa pros gauchos o que e preciso pra adentrar o uruguai.. da o servico completo homem. rsrs. carta. seguro. enfim.