Artigos

Montevidéo, um passeio imperdível – por Carlos Costabeber

Confesso que, apaixonado por Buenos Aires, fiquei um bom tempo sem voltar a Montevidéo!

Puro arrependimento!

Assim, decidi aproveitar o último feriadão para rever a belissima capital do Uruguai e escrever esse texto, na tentativa de estimular os amigos santa-marienses a curtirem esse país encantador – e que está aqui bem ao nosso lado.

Saindo de Santa Maria, via Livramento, chega-se a Montevideo depois de uma 8 horas de viagem. E com uma vantagem: estradas excelentes e com pouco movimento – principalmente as uruguaias, que são “um tapete de concreto”.

A partir da capital, é interessante dar um pulo em COLONIA DO SACRAMENTO (distante 170 kms por rodovia duplicada), que, por sua história, se tornou patrimônio da Unesco.

E o retorno para casa deve ser por PUNTA DEL LESTE (distante 100 kms. por via dupla e iluminada), e depois do passeio pelo belíssimo balneário, num tiro direto a Aceguá/Bagé/Santa Maria.

Uma baita viagem !

Quanto a Montevidéo, além de curtir aquele passeio à beira do Rio da Prata com 20 quilômetros de extensão, deixo umas “dicas” que muitos desconhecem:

* Palácio Legislativo – é o prédio mais imponente da capital, ondem funcionam o Senado e a Camara dos Deputados. É uma obra esplêndida em riqueza e beleza (só na Europa para encontrar algo igual), construído com mármore e mão-de-obra italianos. Uma visita imprescindível (consultar pela internet os horários de visita orientada).

* Teatro Solis – depois de 8 anos em reforma, o 3º mais antigo teatro da América é outra visita obrigatória por sua beleza e importância; e com um restaurante anexo de qualidade.

* Vinícola Bouza – Além dos vinhos premiados internacionalmente, essa “Bodega Boutique” oferece aos visitantes um restaurante espetacular, e uma coleção de 100 automóveis antigos. Aliás, me emocionei ao ver uma dezena de Ford Modelo T e Modelo A completamente restaurados e em pleno funcionamento. É uma das maiores coleções da marca Ford do mundo. Para reservar mesa, ligue direto para o Gerente, o Juan Martin Borda (+598) 2323.7491. Ou visite o site www.bodegabouza.com

* Museo de la Casa de Gobierno – é a antiga sede do Governo, hoje transformada num belo museu dedicado à história de poder executivo (fica ao lado do Teatro Solis). Interessantissimo!

* Museo Torres Garcia – local que homenageia o principal artista plástico uruguaio, com visitas guiadas.

Interessante: em todas as refeições, escolhi sempre o peixe, ao invés das famosas carnes uruguaias. É que lá o peixe é fresco, apresentando uma sabor maravilhoso (o peixe congelado perde muito dessa qualidade).

Por fim, um alerta: no inverno o vento frio é tão intenso, em razão da proximidade do mar/rio, que é quase impossível se caminhar no calçadão da “Rambla”. Passei por essa sensação na 2a. feira passada, com um vento frio insuportável.

De qualquer forma agora estamos na primavera, e logo chegará o verão. Períodos muito favoráveis para viajarmos ao Uruguai.

Não deixem para depois! O Uruguai é uma segunda casa para os gaúchos.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Uma outra opção é ir de carro até Rivera, pegar um vôo até Montevideo. Por RS 75,00 em uma hora e com serviço de bordo chega-se à Montevideo. []s

  2. entao aproveita e passa pros gauchos o que e preciso pra adentrar o uruguai.. da o servico completo homem. rsrs. carta. seguro. enfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo