TRANSPORTE. Audiência pública mostra apoio do parlamento gaúcho à Ferrosul
Não há a menor dúvida: o que parecia ser apenas um sonho, continua sendo pouco mais que um desejo. Com uma diferença fundamental, no entanto: as comunidades meridionais do Brasil se mostram efetivamente interessadas em transformar o que, inicialmente, uma quimera em algo absolutamente realizável em algum momento.
Me refiro à Ferrosul, que pode surgir a partir da Ferroeste, já existente no Paraná e que se estenderia pelas províncias do Sul num ramal que significaria um salto ainda maior para o desenvolvimento regional. O apoio tem surgido de todos os lados e Poderes. É o caso dos governadores dos Estados envolvidos e, também, de seus parlamentos.
Nesta quinta-feira, para exemplificar, um audiência pública de alto nível foi realizada na sede do parlamento gaúcho. Os detalhes estão em material produzido e divulgado pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Leonel Rocha (com a colaboração de Daniela Bordinhão). A foto é de Marco Couto. Confira:
“AUDIÊNCIA PÚBLICA – Assembléia Legislativa discute a criação da Ferrosul
A criação da Ferrosul, ferrovia que ligaria os quatro estados do Codesul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul – com o restante do País e parte da América do Sul, foi tema de audiência pública na manhã desta quinta-feira (3) no Teatro Dante Barone. A atividade foi uma promoção conjunta da presidência do Legislativo com a Comissão de Representação Externa para debater a implantação do ramal da Ferroeste no RS – a Ferrosul, coordenada pelo deputado Jerônimo Goergen (PP).
O presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT) coordenou o evento, que contou com a presença do diretor-presidente da Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A (Ferroeste), Samuel Gomes. O encontro serviu para sistematizar as discussões realizadas no interior do Estado sobre o tema, com a apresentação do relatório final da comissão coordenada por Goergen.
Investimento viável
Conforme o presidente Ivar Pavan, o projeto tem como principal objetivo diminuir custos no transporte e desafogar as rodovias do Sul do Brasil. “Somos uma região produtora, exportadora e também importadora de muitos produtos, e se o transporte dessas mercadorias for feito por via férrea, o custo se reduzirá drasticamente, dando melhores condições para que esta região possa se desenvolver”, ressaltou Pavan.
O diretor-presidente da Ferroeste assegurou que o investimento, ainda que seja elevado -está orçado em mais de R$ 2 bilhões -, é plenamente viável. Segundo Samuel, a intenção é construir 2,5 mil km de novas estradas de ferro, ligando…”
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SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
não esquecendo que o deputado fabiano foi um dos precursores deste assunto aqui na região trazendo o responsável pela ferronorte do paraná para palestrar no seminário do ferrovário que aconteceu no hotel morotin a pouco tempo atrás
Ele tem feito seguidas audiências pelo estado sobre o assunto e devemos salientar que esse tema é de vital importância para o estado, tanto como logística quanto desenvolvimento do turismo
Já esta mais que provado que o transporte ferroviário é a melhor solução para o transporte de cargas e escoamento das demandas comerciais do estado, cabe a nós lutarmos por uma política séria de logística e resolver de uma vez por todas os problemas dos modais aqui no país
grande luta, grande idéia
abraço a todos