LUNETA ELETRÔNICA. Reforma política, ministro (se) explica, Unifra, trânsito e arte, economia solidária…
* Aprovado o Orçamento, na semana passada, esta deve ser tranquila no parlamento gaúcho. Isso até o pacote de projetos em regime de urgência enviado pelo Piratini.
* Nesta terça, os líderes partidários e a Mesa Diretora, em reunião marcada para o final da manhã, decidem quais e quantas PROPOSTAS serão votadas, entre as 15 em condições para tanto.
* Entre os destaques estão propostas que tratam de reajustes salariais para servidores ligados à Superintendência de Serviços Penitenciários, inclusive os agentes.
* Já em Brasília, há dois destaques principais, ambos na Câmara dos Deputados. Lá estará, na Comissão de Segurança Pública, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Ele falará sobre as operações Porto Seguro e Durkheim, da Polícia Federal. Mmmm…
* De outra parte, a Câmara, por suas lideranças, anuncia a possibilidade de votação de alguns projetos da Reforma Política, inclusive o fim das alianças proporcionais.
* Pooois é. Ah, e também a questão do financiamento público das campanhas pode chegar ao plenário. Palpite claudemiriano. Nadica de nada será votado. Nadica. Mas é só palpite.
* Em Santa Maria, o principal acontecimento do dia é o vestibular de verão do Centro Universitário Franciscano/Unifra. São 2.140 concorrentes a uma das 1.360 vagas.
* Há 32 cursos sendo oferecidos pela instituição franciscana. O mais concorrido deles é Odontologia (6,47 candidatos por vaga). E os cursos de Direito (noturno), com 5,38, e noturno, com 4,55 por vaga, vêm a seguir.
* A prova começa a ser aplicada às 8 da manhã, nos Prédios 13 e 17, no Conjunto III, localizado na Rua Silva Jardim, 1175.
* A partir das 5 da tarde desta terça haverá, na praça Saldanha Marinho, uma intervenção teatral de 10 alunos (entre 12 e 16 anos de idade) de Iniciação ao Teatro, da Escola de Artes Eduardo Trevisan.
* Eles farão uma performance para chamar a atenção dos motoristas e pedestres para com as faixas de segurança e sinaleiras.
*Também será dado um recado especial para motoristas desatentos ou que dirigem alcoolizados. É “um enfoque especial que será dado a pedido do prefeito Schirmer”, diz o diretor do Emaet, Iram Nunes.
* Desde esta segunda, e até a próxima sexta, das 8 da manhã às 7 da noite acontece, na Praça Saturnino de Brito, mais um Feirão Natalino.
* Estão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar e planas ornamentais, entre outros. A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e grupos associados da economia solidária.
* A 8ª Coordenadoria Regional de Educação sedia, desde o final de novembro, mostra de trabalhos dos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio, da Instituto Luiz Guilherme do Prado Veppo.
* O trabalho, coordenado pela professora da disciplina de artes, Rosa Ângela Viecili, consiste na utilização de materiais como cordões e linhas, recortes de revista, tecidos e madeira para a construção de utilitários, acessórios e artigos de decoração.
* Além de incentivar o gosto pelas artes, também é uma forma de gerar renda, despertar nos estudantes a motricidade e a percepção e desenvolver o trabalho em grupo”, destaca Rosa Ângela.
* Os artigos produzidos pelos alunos da escola Prado Veppo estão dispostos no hall de entrada da 8ª CRE. A mostra segue até a metade do mês de dezembro, com entrada franca.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.