* Por Medida Provisória, o governo vai liberar um terço dos recursos previstos no Orçamento 2013 para investimentos em diversas áreas.
* Bueno, pode se dar o nome que quiser. E será sempre a MP do Orçamento. É o que está editando a presidente Dilma Rousseff, para suprir a ausência de votação, pelo Congresso.
* Como a Lei Orçamentária não foi apreciada antes do recesso, a intenção do governo é garantir que parte dos recursos seja usada a partir de agora.
* E ficou para o próximo ano (bem no início, mas, enfim, já em 2013) o aguardado listão dos classificados no vestibular 2012 da UFSM. Será às 2 e meia da tarde da quinta, dia 3, no plenário da Câmara.
* Tudo por conta no atraso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), computado no resultado final dos candidatos. Elas serão liberadas só nesta sexta, 28.
* Aliás, o mesmo Enem que será a base para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). E, contra as 30 mil vagas deste ano, serão nada menos que 129.279 em todo o País, agora, no início de 2013.
* Elas estão disponíveis em 3.751 cursos de 101 instituições públicas (universidades e institutos federais) de ensino superior, segundo o Ministério da Educação.
* As vagas serão preenchidas por estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota maior que zero na redação. O sistema entra no ar a partir do dia 7 de janeiro de 2013.
* De acordo com o cronograma publicado quarta-feira no Diário Oficial da União, as inscrições vão até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 de janeiro (horário de Brasília).
* Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do Sisu. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação será nesta sexta.
* Ainda na area de Educação, outra nota, esta do interesse dos professores gauchos. O secretário Clóvis Azevedo anunciou novo concurso, ainda sem data, no Estado.
* As provas devem acontecer, no entanto, entre março e abril e serão 10 mil vagas. O que, segundo o governo, deve substituir todos os contratos emergenciais ainda vigentes.
* Se no Natal a presidente Dilma Rousseff veio ao Rio Grande, no Ano Novo o destino é a Bahia. Ela vai nesta sexta para a Base Naval de Aratu, onde fica, com a família até o dia 3.
* E o tal de Impostômetro, hein, da Associação Comercial de São Paulo? Pois ele deverá atingir, à meia noite de 31 de dezembro, R$ 1,556 trilhão, uma alta de 2,91% na comparação com um ano antes.
* É o que o brasileiro pagou de imposto neste ano, segundo a ACSP. Pois o editor tem uma curiosidade peculiar. E se alguém inventasse um sonegômetro, em quanto ele estaria?
* Para fechar, uma dica: neste sábado, acontece o “Feirão de Ano Novo”, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister.
* São produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, plantas ormentais e etc. Uma grande variedade de produtos para o ano novo.
* Quem promove é o Projeto Esperança/Cooesperança, em parceria com grupos associados ligados à economia solidária.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.