AEROPORTO. Cacism e Recanto Maestro financiam projeto de ampliação que será doado à Prefeitura
POR MAIQUEL ROSAURO
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Santa Maria (Cacism) apresentou um projeto de ampliação do aeroporto nesta segunda-feira (14), assinado pelo arquiteto Rafael Lorentz. Veja abaixo na matéria de Natalia Apoitia e Paola Schwelm, assessoras de comunicação da Cacism.
“CACISM apresenta projeto de ampliação do Aeroporto
A ampliação do Aeroporto de Santa Maria é uma luta antiga. Para que as propostas saiam do papel, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (CACISM) junto com o Recanto do Maestro financiaram o desenvolvimento do projeto de ampliação do terminal de passageiros. Durante o almoço do Fórum das Entidades Empresariais, nesta segunda-feira, dia 14, a proposta foi apresentada e a base de um grande avanço em Santa Maria foi exposta.
Ao esmiuçar os pontos a ser modificados e criados, o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, explicou que a obra será constituída de duas estruturas simultaneamente: as melhorias no terminal já existente e a criação de uma nova área. A atual estrutura utiliza 570 m², a ampliação prevê o uso de 270 m², números que totalizam uma área de 840 m². A sala de embarque comportará 90 pessoas sentadas e a estrutura poderá manter duas companhias aéreas.
Dentre a reorganização do espaço estão previstas a criação de uma sala de reuniões e de um espaço reservado para o chekin dos passageiros. A busca pelo entretenimento do fluxo de pessoas que ali transitarem também esteve em pauta. O estabelecimento de uma locadora, uma revistaria e uma loja de souvenirs santa-marienses, a princípio, fazem parte da nova estrutura. Além desses aparatos a preocupação com a estética do local também foi planejada – uma obra de arte será anexada na parte externa do Aeroporto. Pacheco acredita que, provavelmente, a área administrativa será terceirizada.
A proposta ainda pode sofrer algumas alterações, resultado de sugestões e interações da comunidade santa-mariense. O projeto também foi apresentado e aprovado por um dos diretores da companhia aérea Azul. Após as devidas alterações e conclusão do projeto, o mesmo será doada para a Prefeitura Municipal. A partir de então, a atual administração deverá abrir o processo licitatório para as empresas interessadas em executar as obras”.
Clique aqui para ver a apresentação do projeto de ampliação do Aeroporto de Santa Maria.
Excelente, considerando que seja temporário, até a construção de um aeroporto civil maior, que seja referência para a região centro-oeste do estado, separado da base aérea, que demanda um maior custo e mais tempo.
zureta, existe apenas o pedido de um estuuudo de nova area para o aeroporto regional. nada mais que isso.
Como são boas essas nossas entidades!
Com certeza estão pensando no nosso desenvolvimento!
Para bens!
É uma medida válida, parabéns para as entidades.
Mas devemos pensar em um aeroporto aqui em Santa Maria, que atenda toda região centro-oeste do RS.
Um aeroporto localizado entre Santa Maria e São Pedro do Sul.
Só temos que parabenizar a iniciativa. Já é um grande avanço. Porém certamente é um começo, e, de forma alguma, as autoridades devem parar de pensar no Aeroporto Municipal de Santa Maria.
Por hora, palmas a CACISM e ao Recanto do Maestro.
Nessa pista da BASM só continuará descendo teco-teco. Esqueçam o aeroporto decente, que provavelmente pode ser construído bem perto daqui, mas em outra região vizinha, e continuemos com o remendão. Essas “entidades empresariais” de Santa Maria só podem estar de brincadeira. Caso exista um projeto de construção de um aeroporto de verdade, em paralelo com esta ampliação do campo de pouso dos teco-tecos, retiro tudo o que disse.