Santa MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. CREA-RS e solidariedade

POR MAIQUEL ROSAURO

* O parecer técnico divulgado segunda-feira, 4, pelo CREA-RS sobre a tragédia na Kiss, recomenda uma série de ações preventivas, entre elas a criação de uma Comissão Parlamentar Multipartidária para elaborar um Código Estadual de Segurança contra Incêndio e Pânico.

* Também aconselha a criação de uma Comissão de Estudos, integrada por técnicos de diversas instituições, para mapear as deficiências existentes nas leis, normas e decretos que tratam da prevenção a incêndios.

* Como medidas emergenciais orienta a proibição de shows com uso de material pirotécnico em locais fechados, a instalação de alarmes contra incêndios em áreas de grande concentração de público, a exigência de treinamento para funcionários de boates e similares e a proibição da emissão de licenciamentos provisórios de atividades de risco sem os alvarás expedidos pelos bombeiros.

* “O poder público precisa responder com responsabilidade sobre essa tragédia”. A afirmação é da professora Marinalva Oliveira, docente na Universidade Federal do Amapá e atual presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

* Ela esteve na manhã desta segunda no campus da UFSM trazendo a solidariedade da entidade à comunidade da instituição que sofre com a tragédia na boate Kiss. Para Marinalva, o drama centralizado em Santa Maria é resultado de uma soma de fatores, entre eles, a ganância econômica, a falta de compromisso e de responsabilidade do poder público. Soma-se a isso, segundo ela, a cultura da sociedade de não cobrarem a fiscalização dos locais que frequentam.

* Menos de 24 horas após o desastre da Boate Kiss, no dia 28 de janeiro, foi constituído, no município de Santa Maria, o Núcleo de Atenção Psicossocial, com objetivo de coordenar o processo da atenção em saúde mental, para as pessoas que necessitam de acolhimento e assistência em virtude da tragédia, que vitimou mais de 200 jovens. A sede do núcleo é na Avenida Borges de Medeiros, 1897, junto ao CAPs Caminhos do Sol e pode ser acionado através dos telefones (55) 3921-7144 ou (55)9167-4026 (plantão 24 horas).

* Atualmente, o núcleo é composto por 106 profissionais e já realizou 193 atendimentos. Destes, 12 correspondem a famílias ou grupos; 61 atendimentos por telefone; 21 em visita domiciliar e 95 atendimentos individuais.

* A gestão do núcleo, responsável pelo diagnóstico situacional, coordenação do processo de trabalho, elaboração de estratégias e planejamento das ações é composto por representantes da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, da Coordenação Estadual de Saúde Mental e da Coordenação Municipal de Saúde Mental.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo