LUNETA ELETRÔNICA. Mortari ‘vou-não vou’, Kiss na AL, militante deixa PDT, Irmã Lourdes, arte e Câmara
* Aos observadores (e todos que, de forma geral, acompanham a política) não passou em branco a atitude do vereador Marion Mortari, do PSD.
* Ficou claro a todos que assinar ou não um requerimento para CPI, qualquer que seja, é direito do parlamentar. O que não pode é fazer o que o edil, que não é novato, perpetrou.
* O quê? Após assinar o requerimento da CPI da Kiss, voltou atrás. Pegou mal, mas pegou mesmo. E permitiu, de graça, duas interpretações, cada qual mais danosa à imagem dele.
* Uma, que ele jura não ter acontecido, é a submissão à pressão da Prefeitura, que não quer a Comissão, e a suposição de que ele possa ter dividendo fisiológico com a atitude.
* Outra é que muda de posição ao sabor do vento. O que, definitivamente, o torna inconfiável politicamente para seus pares, no futuro.
* A tragédia da Kiss será motivo de pelo menos duas atividades na Assembleia Legislativa, durante a semana. Uma nesta segunda, outra na quarta-feira.
* O primeiro evento é a reunião da Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio, presidida por Adão Villaverde.
* O segundo, na quarta, 27, um mês após o incêndio na Boate, é uma missa que será realizada no Salão Júlio de Castilhos, em memória às vítimas.
* Desde 2006 filiado ao PDT, o servidor da UFSM (atualmente na secretaria do Centro de Ciências da Saúde) Marionaldo da Costa Ferreira decidiu deixar o partido.
* Ao sítio Ferreira disse que “chegou o momento de fazer política sem estar vinculado a uma sigla”. E mais, a partir de agora, “me sinto descompromissado com a direção municipal e com as orientações que por acaso venham a ser discutidas e encaminhadas pela sigla”.
* Já começou a tramitar no Congresso a MP 607/2013, que amplia o atendimento do programa Brasil Sem Miséria, lançado semana passada pela presidente Dilma Rousseff.
* O texto da MP (que já tem Comissão Especial formada no Senado, para analisá-la), assegura benefícios para famílias com renda per capita inferior a R$ 70.
* Isso, mesmo que não tenham filhos com até 15 anos, até então uma condição estabelecida no programa Bolsa Família. O benefício começará a ser pago a partir de março.
* Quem está em Brasília, entre esta segunda e a quarta-feira, é a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança. Ele terá várias reuniões em torno do tema Economia Solidária.
* Um desses encontro é a reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária. Outro, por exemplo, é a reunião preparatória aos eventos internacionais de 2013.
* O principl deles, inclusive, acontece em Santa Maria, entre 11 e 14 de julho, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheister: o Fórum Mundial de Economia Solidária.
* Movimentos sociais e organizações estudantis estão preparando uma série de manifestações para o final de maio.
* A Jornada de Lutas da Juventude Brasileira pretende pautar temas como o financiamento público da educação, a melhoria das condições de trabalho e a violência contra jovens nas periferias.
* “Não nos deteremos onde os governos param. Iniciamos aqui uma caminhada de unidade e luta por reformas estruturais”, diz o manifesto assinado por 30 entidades.
* Entre os signatários do document estão a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
* Para fechar, cultura. A Câmara de Vereadores prorrogou até sexta-feira, dia 1º, o recebimento de inscrições para exposição de trabalhos na sala Eduardo Trevisan.
* O(a) interessado(a) precisa ler com atenção o regulamento e preencher a ficha de inscrição, disponíveis na Assessoria de Relações Públicas do Legislativo, de segunda a sexta, entre 8 e e meio dia e 1 e meia e 5 e meia da tarde.
* Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Relações Públicas da Câmara, pelo e-mail [email protected], ou pelos telefones 55 3220 7252 / 55 9951 1320.
Marion vai negar até a morte ou até a próxima mudança do vento, mas um passarinho me contou que, ao saber que Werner Rempel proporia a CPI, o camaleônico vereador inclusive teria dito: Olha Werner, assino já. E te digo mais, se tu não propuser, eu quero ser o proponente da CPI. Então tá…
PSDB, PSB, PDT…qual será o próximo partido deste senhor?
vai-nao vai…
ja tem marchinha