PrefeituraSanta MariaTragédia

SOBROU PARA FISCAIS. Prefeitura emite nota e contesta reportagem do grupo RBS, publicada hoje

A interpretação é, obviamente, deste editor. E é baseada, fundamentalmente, após um conjunto de observações feitas pela prefeitura, no que diz o penúltimo parágrafo do texto distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social.

De resto, se trata de clara contestação a reportagens publicadas pelos jornais do grupo RBS (Zero Hora e Diário de Santa Maria), com base em depoimentos reproduzidos do inquérito policial em andamento, e que foram repercutidas, inclusive por este sítio (leia AQUI ). Bueno, vamos à nota, e aí você tira a tua própria conclusão:

 “NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA

Considerando as informações atribuídas à fiscalização municipal, publicadas na imprensa, que não correspondem à integralidade das ações praticadas pela Administração Municipal relativamente à Boate Kiss, a Prefeitura Municipal vem a público dizer:

1º – A afirmação atribuída a fiscais, segundo a qual foi recomendada o fechamento do estabelecimento, não procede. A fiscalização notificou a empresa para que cessasse as suas atividades até regularizar a sua situação ambiental, sanitária e tributária com o Município, uma vez que o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios já havia sido concedido pelo Corpo de Bombeiros à empresa, em 28 de agosto de 2009, sendo este o primeiro documento expedido por qualquer órgão público relativamente a este empreendimento e que precedeu a todas as ações posteriores da Prefeitura, como multas e embargo. (Em anexo, roteiro cronológico e embargo – AQUI e AQUI TAMBÉM).

É importante esclarecer que as multas aplicadas pelo Município à empresa e o Ato de Embargo de Atividade nº 003, de 2009, determinado pelo então secretário de Controle e Mobilidade Urbana, se basearam no Art. 15 da Lei Complementar 003/2002 – Código de Posturas do Município. Só após estas ações, a situação foi regularizada pela empresa, através da expedição do Alvará de Localização, em 14 de abril de 2010.

2º – É sabido que os servidores públicos e a Administração Pública como um todo devem agir pautados pelo Princípio da Legalidade, o qual, em Direito Público, implica atuar quando a Lei autoriza e nos estritos termos da Lei. No Município de Santa Maria não está havendo amadorismo, mas respeito às Leis incidentes sobre o caso, sempre com amparo na Constituição Federal.

Neste viés, é necessário ter claro que uma instituição como o Município, constituída na sua grande maioria por servidores concursados, não pode ter sua imagem denegrida por depoimentos e declarações isoladas que levam a conclusão de que “tudo é uma bagunça, uma vergonha”.

Um pensamento explicitado desta forma faz crer o desconhecimento das relações de respeito institucional e urbanidade que deve nortear as relações entre entidades.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

11 Comentários

  1. Se depender da Cacism e de outras entidades que a maioria da população sequer sabem que existem, o trabalho dos bombeiros irá por água abaixo. Essas entidades sim, estão deixando de cumprir suas funções para fazer política no mau sentido, assumindo a defesa inconteste do governo municipal. Esta é a verdadeira Santa Maria, agora às claras depois da tragédia.

  2. Vejam como é clara a contradição a prefeitura diz que não pode fechar nada segundo o seu representante que aqui se manifestou, os bombeiros dizem tambem que não podem fechar, no entanto fecharam o Riograndense, acho que só não podiam fechar a boate Kiss, se fosse em outros tempos ia faltar lugar la naquele lugar.

  3. Essa situação já esta beirando ao cumulo do ridiculo. Já virou circo, a cada dia uma nova palhaçada. E o pior de tudo é que acham que o povo é ignorante,já não bastava a CPIzza agora o CDL e a CACISM promovendo uma atitude clara de apoio a um governo que sequer sabe que ele próprio existe. E agora essa nota de esclarecimento tentando justificar algo que fizeram de errado. Erraram, negligenciaram, omitiram-se… paguem pelos erros e ponto.

  4. Defendo a atuação de meus colegas, perante a legislação que nos é alferida, documentos apresentados são a realidade de nosso dia a dia. Não temos o poder de fechar ou lacrar tais estabelecimentos, até fizemos, e pessoalmente já fiz, sob pena de responder a um PAD. A questão toda se reflete em , se o chefe vai assumir teus atos, como fiscal, ou, vai negaciar, ou outro termo parecido. Os porões da prefa são obscuros, não se sabe por onde caminhar. Quem encara tais situações, fiscais é claro, fica sujeito à transferências para outro local, por necessidade de serviço. Fala sério. Agora estão botando a culpa nos subordinados, numa hierarquia debaixo para cima, aonde, o superior não sabe do que acontece na sua secretaría. To loco…

  5. No momento em que a Prefeitura, emite Nota para contestar uma reportagem investigativa.
    Do bom reporter Humberto Trezzi, ainda tentar desqualificar à fiscalização…é por que a situação saiu do controle.
    Sera que um dia esteve?

  6. Esta nota oficial somada aos anúncios de que a CACISM e o CDL se afastarão do FUNREBOM e por fim a declaração do prefeito de que ira revogar a lei que instituiu o fundo, demonstra uma mudança de comportamento da administração municipal diante das investigações. Parece que definitivamente a água chegou ao pescoço.

  7. Quem ASSINA ESSA nota de esclarecimento ??? Será que foi a “prefeitura” (CNPJ) ou foi um Secretário de Município que ADORAVA APARECER e agora NÃOOO QUER MAIS APARECER ??? QUEM SERÁ ???
    Se Alguém sabe FAVOR comunicar neste espaço DEMOCRÁTICO… Abraços a todos……

  8. CHEGA!
    Tá demais isso, do dia 27 de janeiro até agora a Prefeitura continua tirando o corpo fora e fazendo jogo de empurra, essa nota mais do mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo