Exército convoca empresas de Santa Maria! – por Carlos Costabeber
Confesso que nunca tinha visto isso!
Convivo com o Exército desde os tempos de guri, quando o meu saudoso pai servia na 4ª Cia. Esp. Mnt. (onde hoje se situa o Colégio Cilon Rosa) e depois, como Aluno e Oficial, no Regimento Mallet.
Mas muito cedo me tornei um líder empresarial, tendo presidido a CDL e a CACISM. Pois bem!
De lá para cá, sempre fui um crítico do distanciamento existente entre a cidade, a UFSM e as Forças Armadas. Mas as coisas estão passando, felizmente, por uma mudança de atitude institucional muito profunda.
E um belo exemplo disso ocorreu na última 5ª feira, quando o Comandante da 3ª DE, o gaúcho General Miotto reuniu autoridades e a imprensa escrita da cidade.
Foi uma surpresa geral!
Com a presença do santa-mariense General Bolivar, Comandante Militar do Sul, a 3ª DE mostrou o quanto representa para a economia local. É muiiiiiiiiiiiiiiiita coisa!
Simplificando, o orçamento militar representa 10% do PIB de Santa Maria. Certamente nenhuma outra cidade brasileira tem uma expressividade desse tamanho.
Só em salários são 400 milhões anuais, ou mais de 1 milhão de reais por dia que entram na cidade.
Outra grande oportunidade oferecida às empresas locais são os gastos com o custeio de toda essa estrutura aqui instalada (insumos de toda ordem).
Mas o que chama a atenção são os investimentos que estão e que estarão sendo feitos. Um orçamento da ordem de 50 milhões de reais.
E essa é a proposta apresentada pelo Comando da 3ª DE!
Atualmente, todas as obras em andamento são tocadas por empresas de fora, em razão do desinteresse das construtoras locais.
Por isso, o valor que estou dando a essa atitude demonstrada pela DE, “cutucando”, provocando o empresariado local a assumir a responsabilidade pela execução dessas obras.
Isso sem falar em outro grande pacote de investimentos em um novo Quartel (Centro de Adestramento e Avaliação), que abrigará toda a estrutura de simuladores.
Santa Maria é hoje a vitrine do Exército Brasileiro. A cidade virou peregrinação obrigatória de militares vindos de várias partes do mundo, para conhecer o que está sendo feito.
Graças à concentração de blindados, a cidade virou prioridade absoluta nos investimentos em infraestrutura, visando a qualificação da tropa.
E não é só dinheiro e negócios com o Governo; os blindados, com sua eletrônica embarcada, proporcionarão um grande leque de oportunidades no desenvolvimento de tecnologias de ponta.
É onde estão entrando as universidades locais, notadamente a UFSM.
E Santa Maria já saiu na frente, ao disponibilizar o TECNOPARQUE, que irá receber os talentos universitários dispostos a trabalhar para o Exército e pela Força Aérea.
A “Capital dos Blindados”, agora, fará jus a essa denominação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.