SOLO E CLIMA. Prefeitura e Embrapa firmam uma parceria. Objetivo é fazer estudo técnico na comuna
A ideia é saber, por exemplo, quais culturas têm melhores condições de ser produzidas em Santa Maria e na região. E, com base nisso inclusive, propor políticas públicas de investimento. Bueno, isso, ao menos, é o que deduziu o editor, ao tomar conhecimento da parceria estabelecida entre a Embrapa e a Prefeitura.
Para saber mais, inclusive detalhes do que será feito e de que forma, confira o material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Felipe Pires. A seguir:
“Pesquisa: prefeito firma parceria com Embrapa para elaboração de estudo sobre solo e clima de Santa Maria
Mais uma importante parceria para beneficiar os produtores rurais está prestes a sair do papel. Isto porque, o prefeito Cezar Schirmer recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clenio Nailto Pillon, e o pedólogo da entidade, Carlos Alberto Flores, para firmar um convênio para a elaboração de um levantamento edafoclimático de Santa Maria, isto é, um aprofundado estudo do solo, da água e do clima de todo o território do município.
A intenção, com esta pesquisa, é verificar o melhor aproveitamento das culturas que podem ser produzidas em Santa Maria e região, de acordo com o clima e com o solo. Este estudo será um complemento técnico às políticas de incentivo à produção do município, desenvolvidas pela prefeitura. “O levantamento nos permitirá racionalizar os investimentos públicos na área rural e focar nas políticas de incentivo à produção. Portanto, de posse deste estudo, saberemos onde determinada cultura será mais bem aproveitada”, explicou Schirmer…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Claudemir , vc tem uma boa memória!!. Lembra qual era o candidato a prefeito que na penúltima campanha prometeu que daria isenções tributárias a quem plantasse arvores em suas casas, calçadas ou terrenos.?! Não precisaria mas vou dar uma dica: é baixote e careca. Pois é…ele esqueceu de mais essa…
Sabemos o que sao pedologos e sabemos que existem estudos, bastaria exigiria. Pois UFSM e EMBRAPA sao financiadascom RECURSOS PÚBLICOS!
Nao menospreze os técnicos do POLITÉCNICO,, la existem professores e pesquisadores que sabem o queixe e nao pode ser cultivado no município e região.
Daqui a 3 anos e meio o estudo fica pronto. Feliz Natal!
para o amigo jaci informo que pedologia é um ramo da ciência agronômica que estuda os processos de formação dos solos (pedogênese), a morfologia e a classificação dos solos. Pergunte na UFSM se existe algum estudo do tipo feito no município de Santa Maria ou se a Pref. tem acesso aos dados. E desculpe, no politécnico tem exatamente isso, técnicos, e não engenheiros com atribuições profissionais para exeercer esta atividade.
La em Camobi, numa tal de UFSM,tem pedologo de monte, agrônomo a granel, pesquisa aos montes e tiveram que chamar a EMBRAPA?
La no POLITÉCNICO tem aluno que sabe o que dá e o que nao dá em Santa Maria, por causa de solo, clima, frio, calor, agua, …
E depois contratam a UFSM para ajudar a ADESM!
Nao entendo, de verdade…um desrespeito aos pedologos da UFSM.