EducaçãoEstadoSegurança

PESQUISA. Vem aí, em setembro, um índice que pode qualificar a segurança pública nos municípios gaúchos

O trabalho, na verdade o 1º Censo sobre Ações Municipais da Segurança Pública do RS, que demorou mais de um ano para ser concluído e constou de levantamento feito em todos as quase 500 comunas gaúchas, será apresentado, na forma de um livro-dossiê, agora nos primeiros dias de setembro.

Quem realizou a pesquisa foi o Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria. A partir dela vai surgir, também, o “Índice de Municipalização da Segurança Pública”. Mas, afinal, o que é tudo isso? Confira no material produzido e distribuído pela Coordenação de Comunicação da Fadisma, com direito a um linque, lá embaixo, para todos os detalhes. O texto é de Liana Merladete. A seguir:

Novo índice pode qualificar a segurança dos municípios do Estado

Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria finda 1º Censo da Segurança Pública no RS, lança livro com dados da pesquisa e propõe a novidade.

A Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) se propôs ao desafio de constatar as ações municipais realizadas na área de segurança em todo o Estado. O Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC) da Instituição realizou, entre janeiro de 2012 e março de 2013, o 1° Censo sobre Ações Municipais da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. E agora a Faculdade compartilha resultados da pesquisa em um Livro-Dossiê, onde propõe a criação do Índice de Municipalização da Segurança Pública (IMUSP).

O Censo teve o objetivo principal de mapear os programas, os projetos e as ações levadas a efeito pelos municípios, com foco na prevenção das violências e da criminalidade em âmbito local. A pesquisa, de opinião, com questionários e entrevistas, foi realizada com gestores municipais e guardas municipais em todos os 497 municípios gaúchos.

Sobre o IMUSP, a ideia aparece como recurso metodológico e analítico para explicitar os impactos das políticas locais de segurança pública, sistematizadas em estrutura local, investimentos financeiros e estrutura tecnológica, eixos que ganharam alcance e relevância com a indução federativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI).

O NUSEC, segundo os coordenadores da pesquisa, Eduardo Pazinato e Aline Kerber, lança o índice como uma bandeira em prol da segurança cidadã. Em busca de um ranqueamento qualificado, o município, através das prefeituras, assume de forma proativa alguma responsabilidade na área da segurança pública.

No início de setembro uma reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública vai apresentar os detalhes do estudo e o índice.”

PARA SABER MAIS SOBRE O NOVO ÍNDICE, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo