Talvez não se alcance, em dezembro, o número de carros (entre automóveis e comerciais leves) “0 Km” obtido em 2012. Sim, as 6.881 unidades comercializadas em Santa Maria no ano passado são mesmo um número provavelmente inalcançável. No entanto, não há dúvida: a performance do mercado ainda é bastante aquecida.
Conforme o sítio ANTECIPOU no inicio da noite desta segunda, em agosto foram emplacados na cidade, conforme dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), nada menos que 569 carros novos. Que, somados aos dos outros sete meses do ano, chegam a 4.199. Com um quadrimestre de vendas ainda pela frente, justamente os meses que, na média, oferecem números maiores, é certo que mais de 6 mil serão comercializados.
Agora, se tomados os dados anteriores, houve, sim, uma queda. Em relação a julho, algo como 11,5% menos – no mês anterior foram 643 unidades vendidas. Se considerados os oito primeiros meses em relação a idêntico período de 2012, a redução no desempenho foi bem menor. Entre janeiro e agosto do ano passado, os “0 km” emplacados somavam 4.346 – apenas 3,3% mais que agora.
RESUMO DA ÓPERA: não há motivo para queixas no setor automotivo, que ainda mantém o otimismo de, se não quebrar o recorde, chegar bem próximo a ele, em dezembro. De outro lado, permanece o desafio do poder público, que precisa encontrar soluções viárias capazes de suportar a frota crescente de veículos em circulação. Um dilema e tanto, que, porém, não pode frustrar a questão econômica, pois se trata de um dos setores que, sozinho, mais traz retorno tributário à comuna.
NAS IMAGENS que ilustram esta nota você confere o desempenho, inclusive por marca, no mês de agosto e no acumulado de 2013.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.