LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e Motti, Kohler, Salão de Artes, Cacism, Escola Marista, Marchezan palestra
* Enfim, homenagem com H maiúsculo, na Câmara. Recebeu, na noite desta quinta, a comenda Dr. Flavio Jobim, aquele que é, provavelmente, o médico mais antigo da cidade.
* A honraria foi entregue, na véspera do Dia do Médico, a Vinicio João Motti, mestre de muitas gerações de profissionais com os quais conviveu em 70 anos de exercício da profissão.
* Moti, que fez questão de estar presente pessoalmente ao evento, no plenário do parlamento, fez o seu próprio discurso, com a incrível lucidez demonstrada aos 96 anos de vida.
* Em Santa Maria (nascido em Garibaldi) desde 1961, Moti foi professor na UFSM e atuou também no Inamps, no INPS e no Hospital de Caridade.
* Quem fez o discurso, em nome do parlamento, foi a veriadora Dra Deili, também médica. Para saber mais sobre a solenidade, clique AQUI.
* Mais cedo, na sessão plenária, o grande destaque acabou sendo mesmo o secretário municipal de saúde, Vanoir Koehler, alvo da maior parte dos discursos na TRIBUNA.
* Koehler foi pedir apoio ao Legislativo para a intenção de contratualizar serviços hoje existentes em Santa Maria e que, no entanto, são prestados em outras comunas.
* Essa circunstância, além de trazer prejuízo aos prestadores locais, que podem muito bem realizar as tarefas, impõem despesas extras para o município, inclusive com transporte.
* O ambiente político nacional, do ponto de vista do PSDB, é o tema do deputado federal Nelson Marchezan Júnior, na palestra que fará em Santa Maria.
* E, diferente do publicado aqui na madrugada passada, será nesta sexta, às 8 da noite, no auditório do Centro Administrativo. Marchezan participando do Ciclo de Estudos da Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra (Adesg).
* A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) promove, no dia 7 de novembro, o workshop A Revolução do Marketing Digital.
* As inscrições, como o sítio NOTICIOU em nota publicada no final de semana, vão até esta sexta-feira, 18 de outubro. Mais informações pelo email [email protected] ou pelo fone 3222-7600.
* A Escola Marista Santa Marta, que completa 15 anos em 2013, realiza neste sábado, 19, mais um Dia da Integração da Nova Santa Marta, da 1 e meia às 6 da tarde.
* O evento – gratuito e aberto à comunidade – objetiva a efetivação da garantia dos direitos sociais, através do acesso a serviços socioassistenciais aos moradores, momentos de convivência, lazer e apresentações culturais, entre outras atividades.
* Encerram nesta sexta, as inscrições de trabalhos para o XII Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria, promovido pela Prefeitura, via secretaria de Cultura.
* A abertura e a premiação do concurso acontecem no dia 6 de dezembro. A realização do Salão é do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) com a participação da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria.
* Para mais informações, inclusive sobre as fichas de inscrição, vai ao blogue do museu (http://museudeartedesantamaria.blogspot.com.br/) ou ao site da Prefeitura (http://www.santamaria.rs.gov.br).
Todos os médicos deveriam se espelhar no Dr. Motti pois ele é um exemplo de ser humano e de médico pois sempre atendeu seus pacientes com carinho,humildade,competência,sempre com uma palavra de alento nos momentos mais difíceis como em aplicações de Quimioterapia.Os medicamentos nos ajudavam mas o carinho do Dr. Motti fazia a diferença.O Brasil precisa de MÉDICOS como ele.
Claudemir quanto ao fato aqui comentado relativo a prestação de serviços em outras comunas, saliento que muitas vezes não há prestadores de serviço interessados em atender pelo SUS. As discussões sobre a regionalização são realizadas em fórum próprio para tal, onde os secretários de saúde DECIDEM junto com o Estado, no caso a 4 CRS onde esse atendimento será feito.Infelizmente desde há muito o munícipio pólo que é Santa Maria não participa, gerando inclusive desconforto entre os secretários. O SUS prevê a participação de todos de forma solidária. Os entes federativos(União, Estado e Municípios ) devem JUNTOS decidir o que e melhor para a população e em cada instância há fóruns específicos para tal.
Não existe um SUS municipal. Os três entes financiam o sistema.