CinemaCultura

CINEMA. “Curta” baseado em crônica de Veríssimo começa a ser filmado sexta em SM. Diretor é da cidade

Na verdade, não é apenas o diretor, Luiz Alberto Cassol, o santa-mariense envolvido no filme. Há mais gente da cidade envolvida na produção, seja porque é daqui ou, como é o caso de Paulo Nascimento, um dos produtores, e diretor premiado, aqui estudou. Mais detalhes você confere no material de divulgação produzido e distribuído pela produção de “Nem Isso”. A seguir:

A partir de crônica de Luis Fernando Veríssimo, começam as filmagens de “Nem Isso”.

Fernanda Moro e Marcos Verza, atores que começam o trabalho no feriado desta sexta-feira
Fernanda Moro e Marcos Verza, atores que começam o trabalho no feriado desta sexta-feira

Começam, nesta sexta-feira (15), as filmagens de “Nem Isso”, coprodução gaúcho-paulista realizada a partir de crônica de Luis Fernando Veríssimo. A trama narra como as cartas trocadas por um casal em processo de separação mudam radicalmente a vida de um motoboy.

O projeto nasceu quando o roteirista e jornalista Celso Sabadin resolveu adaptar para a tela uma das várias crônicas de Luís Fernando Veríssimo. “Duas coisas sempre me apaixonaram na literatura e no cinema: a leveza do texto de Veríssimo, e histórias que falam de cartas. Quando li a crônica do Veríssimo no jornal, achei que renderia um bom curta. Adaptei o texto para cinema, o próprio Veríssimo aprovou, e a Accorde Filmes aceitou o desafio de produzir”, conta Sabadin.

A direção de “Nem Isso” é de Luiz Alberto Cassol, que assina a  produção executiva juntamente com Carolina Bressane, Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento, os dois últimos respectivamente produtora e diretor do longa “A Oeste do Fim do Mundo”, Melhor Filme no Brazilian Film Festival of Toronto.  

Pela ligação de Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento com Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o curta será rodado na cidade. “Filmar em Santa Maria é uma opção, pois se trata de uma cidade polo audiovisual que tem um reconhecido curso da Artes Cênicas na UFSM. Muitos alunos e egressos do curso atuam na área cinematográfica. Promover um intercâmbio entre os atores e profissionais da parte técnica será muito bom para o resultado final do curta”, afirma Cassol.

Para Nascimento a escolha de Santa Maria se dá por alguns motivos. “Cassol e eu temos uma forte ligação com Santa Maria. Ele nasceu e residiu lá muito tempo. Eu estudei em Santa Maria e fiz faculdade na UFSM. A Marilaine, produtora executiva, também. A cidade tem um festival de  cinema com várias edições e muitos cineclubes. Gravar na cidade é valorizá-la e criar uma troca de experiências entre os profissionais de diferentes locais, como São Paulo, Porto Alegre e Santa Maria.”

O curta tem direção de fotografia de Alexandre Berra (também de “A Oeste do Fim do Mundo”), com produção de Juliane Fossatti. No elenco estão Fernanda Moro (“Em Teu Nome”, “A Oeste do Fim do Mundo”), Marcos Verza, Patrícia Garcia, Ricardo Paim e Tania Bilhalva, entre outros.

CONFIRA A EQUIPE DO FILME

Direção: Luiz Alberto Cassol .

Roteiro: Celso Sabadin, a partir de crônica de Luís Fernando Veríssimo.

Elenco: Fernanda Moro, Marcos Verza, Patrícia Garcia, Ricardo Paim e Tania Bilhalva.

Direção de Fotografia: Alexandre Berra.

Montagem: Márcio Papel

Produção Executiva: Carolina Bressane, Marilaine Castro da Costa, Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento.

Produção: Marilaine Castro da Costa e Juliane Fossatti.

Direção de Produção: Juliane Fossatti

Assistente de Direção: Joel Cambraia

Still: Rodrigo Ricordi (Kareka Ricordi)

Produtoras: Accorde Filmes e Planeta Tela

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo