Os objetivos são dois, basicamente, para a operação publicitária a ser desencadeada pelo governo federal logo em seguida. Um deles seria potencializar o evento junto à opinião pública, rivalizando (e ganhando, se possível) com as manifestações de grupos contrários à Copa. Há o entendimento de que são minoritários, porém fazem muito barulho e podem provocar consequências no mínimo desagradáveis para o País.
A outra, bem, a outra deixemos para que você mesmo deduza, a partir do material produzido e publicado neste sábado pelo jornal O Estado de São Paulo. A reportagem é de Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura. A seguir:
“Governo prepara campanha para defender realização da Copa no País…
… A presidente Dilma Rousseff planeja realizar uma ampla campanha publicitária para defender a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil. O tema fará parte, a partir de agora, dos discursos oficiais e ações nas redes sociais. Assim, o governo pretende enfraquecer as críticas ao evento e esvaziar eventuais manifestações durante os jogos, entre junho e julho.
Uma onda negativa poderá ter reflexo nas eleições de outubro, avaliam auxiliares da presidente. No ano passado, a série de manifestações em meados do ano derrubou a popularidade de Dilma.
A preocupação com a Copa e eventuais reflexos na eleição já integrava a pauta do Palácio do Planalto. O Ministério da Justiça planeja, por exemplo, fazer uma série de visitas aos Estados que vão sediar jogos a fim de conversar com os comandos das polícias militares e ressaltar a importância de se evitar conflitos com manifestantes – foram ações violentas da PM paulista que engrossaram os protestos de junho de 2013..”
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Copa do Mundo: Aceite ou engula!
A imagem e as eleições sempre em primeiro plano. As obras que não ficaram prontas e o tanto de promessas não cumpridas são jogadas para baixo do tapete.
Otimismo e propaganda para esconder a incompetencia.