AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEducaçãoPolíticaSanta MariaSegurançaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Assembleia, Pimenta de molho, greve matutina, novos ministros, Valdeci visita…

* Se depender do que contém o Boletim Legislativo 07/2014, que traz a pauta da sessão ordinária da Câmara, votação relevante é que não haverá.

* Só os tradicionais requerimentos constam como objeto de discussão dos edis. O que faz supor que o principal irá mesmo é dos discursos. Ah, e da Tribuna Livre, a ser ocupada por Rosa Maria Guidolin, que falará sobre a Campanha da Fraternidade.

* Já na Assembleia Legislativa, a situação é diferente. Há 25 MATÉRIAS em condições de ser votadas, número que aumenta a cada semana.

* Difícil é saber se haverá quórum. Até agora não houve acordo mínimo entre governo e oposição, para votar projetos (e vetos) polêmicos. E já são oito proposições obstruindo a pauta. E agora, como será?

* De todo modo, só na reunião de líderes partidários e direção do Legislativo, no final da manhã desta terça, é que vai definir o que (e se) será votado.

* O deputado Paulo Pimenta ficará de molho nesta semana, após ter sido submetido a uma colecistectomia (retirada da vesícula biliar) na noite da última sexta. Ele recebeu alta nesta segunda-feira.

* No entanto, por prescrição médica, não cumprirá qualquer compromisso da agenda parlamentar prevista para estes dias. Só na próxima semana.

* Conforme decisão da tarde passada, da assembleia geral dos docentes da UFSM, convocada por sua Seção Sindical, a adesão ao movimento nacional da categoria será apenas em meio turno.

* Bueno, é meio inusitado (até onde vão os arquivos e a memória, que pode estar gasta, do editor) o fato de uma paralisação ser apenas de meio dia.

* No entanto, foi o que se decidiu. A paralisação das aulas na UFSM, se houver adesão de toda a categoria, se dará apenas na manhã desta quarta – quando, inclusive, está MARCADA reunião da categoria, em local a ser definido.

* Já os técnico-administrativos da UFSM decidiram manter-se trabalhando, sem aderir à greve nacional. A definição foi apertada, no encontro havido na manhã passada.

Rossetto, que já fora ministro no governo Lula, retorna (foto Roberto Stuckert Filho/PR)
Rossetto, que já fora ministro no governo Lula, retorna (foto Roberto Stuckert Filho/PR)

* Foram 39 votos contra a paralisação, enquanto 36 eram favoráveis. Registraram-se, ainda 14 abstenções. Esses números querem dizer alguma coisa, supõe o editor. Ou não?

* A presidente Dilma Rousseff empossou, nesta segunda, seis novos ministros do governo. Entre as trocas, uma envolveu diretamente o Rio Grande do Sul.

* O ex-ministro Miguel Rossetto retornou ao Ministério de Desenvolvimento Agrário, em lugar do deputado Pepe Vargas, que retoma seu mandato na Câmara dos Deputados.

* Também houve mudanças nas pastas das Cidades, da Pesca e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo.

* A Polícia Federal  prendeu 24 suspeitos acusados de participar de organização criminosa que tinha como objetivo a lavagem de dinheiro.

* Segundo a PF, foram apreendidos veículos de luxo e grande quantia de dinheiro em moeda nacional e estrangeira – dólares e euros – que ainda está sendo contabilizada.

* A Operação Lava Jato foi deflagrada na manhã passada em seis estados e no Distrito Federal (DF). No Rio Grande do Sul, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residencies do engenheiro Ricardo Antonini e do jornalista Marcos Martinelli.

* Martinelli recebeu SOLIDARIEDADE de muita gente, e também fez sua defesa via carta aberta no Feicebuqui. As explicações, crê este repórter, são pra lá de convincentes.

* A Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores vão promover, na próxima sexta-feira, a partir das 2 da tarde, no plenário do parlamento da comuna, uma audiência pública sobre os direitos das pessoas com deficiência. A atividade foi acertada, no final do ano passado.

* Então, houve reunião, na capital, da qual participaram os edis Admar Pozzobom (PSDB) e Luciano Guerra (PT) e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Valdeci, na visita oficial ao presidente da Câmara, seu ex-vice, Werner (foto Divulgação)
Valdeci, na visita oficial ao presidente da Câmara, seu ex-vice, Werner (foto Divulgação)

* Valdeci é vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia: “vamos reunir representantes de instituições ligadas à temática. Queremos abordar, principalmente, a questão do mercado de trabalho e da acessibilidade”, afirmou.

* Aliás, na tarde desta segunda, o deputado petista fez a primeira visita oficial ao presidente da Câmara, Werner Rempel (PPL), que foi vice-prefeito no segundo mandato de Valdeci.

* O vereador Luciano Guerra e o chefe de gabinete da presidência, Adriano Comassetto, acompanharam o deputado, que colocou o mandato parlamentar à disposição da Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo