CCs 40 HORAS? Militantes querem saber como Schirmer fará para que sua ordem seja cumprida
O grande assunto no calçadão, neste final de semana, com a presença de políticos das mais variadas correntes, especialmente ligadas ao governo municipal, foi esta nota publicada na seção “Resumo”, do jornal A_RAZAO:
“EXPEDIENTE – O prefeito Cezar Schirmer baixou na sexta-feira uma ordem de serviço determinando aos cargos em confiança (CCs) o cumprimento deoito horas diárias de trabalho (40 horas semanais). Quem não cumprir será exonerado. Caberá às chefias o controle da freqüência dos indicados políticos. Se seguida a risca a determinação por escrito, tem gente que terá que escolher entre o cargo que conta ponto para concurso público e a outra atividade que exerce”.
A mesma informação, aliás, está disponível na coluna APARTE, assinada pela colega Priscila Abrantes, no Diário de Santa Maria – que, por sinal, trata igualmente de outro assunto interessante: o monitoramento eletrônico e visual direto que faz o prefeito direto de seu gabinete, com a possibilidade de ver o que acontece no 1° andar (atendimento aos contribuintes), no hall do sétimo andar, onde funciona o escritório de Cezar Schirmer e até o Pronto Atendimento do Patronato.
A propósito, especialmente da ordem para que CCs trabalhem oito horas por dia, o repórter conversou com quatro militantes, de três partidos diferentes. Um deles, inclusive, é dirigente graduadíssimo de sigla governista. Outro é Cargo de Confiança próximo ao prefeito. Nenhum deles acredita minimamente no cumprimento da medida. E mais: pelo menos um do quarteto ficou furioso. E, tanto quanto este repórter (que não foge da questão), duvida que Cezar Schirmer consiga fazer, por exemplo, que a determinação seja levada a sério por pelo menos um secretário. E mais: querem saber como fica a situação daquele assessor, que é unha e carne com o prefeito, e que é encontrado em muitos lugares da cidade e da região – menos no seu local de trabalho – fazendo campanha para dois candidatos a deputado, um estadual, outro federal, ambos do PMDB, partido do prefeito.
Resumo da ópera: como fazer cumprir a ordem que o próprio comandante do Executivo fez chegar ao conhecimento da imprensa? Afinal, ordem é ordem. Ou ela não vale para todos?
EM TEMPO: outro dia, um comentarista do sítio deu conta da atividade física de um secretário em Camobi, exatamente no horário em que, pela ordens do prefeito, deveria etar trabalhando. Pergunta: será exonerado, como promete Cezar Schirmer, se não for acatada sua determinação?
EM TEMPO 2: quem quiser saber a data e o secretário, basta usar o instrumento de busca à disposição dos leitores logo acima, à direita
Este é mais um grande exemplo da grande reforma administrativa que o Pippi fez, os própios funcionários não cumprem horário, cadê a gerência, a distribuição de tarefas, a delegação de decisões, pois é meus amigos é assim que muitos exterminam ainda mais com a imagem de um orgão público
Apesar de já estar viciado pelo mal da estabilidade ainda assim os ccs que deveriam ser exemplos e exercer cargos mais expressivos se transformam em fantoches e são forjados no joguete político de poucos com ideais totalmente obscuros
Este governo é caótico e está mostrando as suas garrinhas, tem muita coisa que deve ser melhor explicada para a cidade, a renovação de linhas de ônibus sem licitação ( será que não existe nenhuma concorrência), o que foi pedido pela atu em troca deste pacote de mudanças no transporte coletivo ( o porque da demora para acontecer isso) e claro como será feito o novo contrato para a prestação do serviço de coleta de lixo na cidade
O nosso ilustre prefeito tem que começar a trabalhar e fazer dos seus inestimáveis ccs um batalhão coeso em transformar a cidade para melhor e tornar a prefeitura um orgão mais eficiente
Chega de desculpas e reclamações muita coisa foi prometida e um governa não se deve se ater apenas a um marketing ilusório da mídia amiga grandona, façam o favor de trabalhar porque em 2012 o PMDB não irá ter a moleza e o fogo amigo que tiveram em 2008, nós teremos candidato forte e um projeto amplamente aprovado pela população ou vcs esqueceram que SANTA MARIA já sabe como o PT governa é só olhar e ver o quanto mudou!
Pois é prefeito exija mais porque esse é o seu papel! Nada além disso!
Tiago Fernandes –
tem mais secretários que você não encontrará alguns turnos e alguns dias. O Pippi que dá consultoria, como é que faqrá 40hs????? Ou Secretário não está na lista dos que terão que cumprir horário????? @junior fonseca
É uma vergonha para o “prefeito” ter que pedir para seus cargos de confiança trabalhar . queria saber como fica o caso do sec buzato nas 40h ? tem mais gente do primeiro escalão que não tem endereço em SM estes vão ser cobrados ? fica estas duvidas …
vamos organizar isso de 40hs semanais. Quem irá comprovar isso?? Existe um relógio ponto que os CCs não utilizam. Eles irão passar a registrar o ponto neste relógio?? O famoso Secretário que passa dando consultoria fora de Santa Maria vai cumprir hora ou trabalhará final de semana para compensar as horas não realizadas?? Agora que está iniciando o período eleitoral, e as campanhas irão bombar nas ruas, você acredita que o prefeito exonerará algum militante que está buscando a vaga para o Tubias, o Pozzobon, o Farret e os demais do governo??
Acho que será necessário fazer um levantamento de quantas horas os CCs estão devendo de todo ano de 2009 não trabalhado, pois isso é dinheiro público jogado pela janela.
Quero ver prá crer que o Schirmer irá cortar na própria carne.
Acho correto que todos os CCs trabalhem 8 horas por dia,
afinal porque só o prefeito e seu assessoramento, o gabinete da primeira dama e seu assessoramento tem que trabalhar de 10 ou mais horas por dia, como já presenciei, e outros CCs serem privilegiados. CCs quer dizer cargo de cobfiança, e confiança combina em ser solidário e participativo.
Trata-se de estilo de administrar. Podemos concordar ou não, mas o importante é o resultado final. E como resultado final sempre esperamos a ótima aplicação dos recursos públicos.
Quanto a ordem de serviço que trata da jornada de trabalho dos CC’s a questão que fica é: O Prefeito está assumindo que os CC’s passaram mais de ano sem ter que cumprir jornada de trabalho?
Quanto a matéria do Diário de Santa Maria com o titulo “Big Brother” na prefeitura, que mostra o monitoramento, realizado pessoalmente pelo prefeito, de vários setores da prefeitura a questão que fica é: O prefeito não confia em seus secretários para a resolução das questões do dia-a-dia como no exemplo citado, o controle do tempo de atendimento médico no PA não seria atribuição do secretário da saúde?