ESPECIAL (7). Na série “Santa Maria MAIS”, a paixão local pelos veículos. Há um para cada dois habitantes
Na sétima reportagem, da série de 12, o destaque é para o mercado de veículos. Santa Maria tem, simplesmente, a sexta maior frota do Estado, com 136 mil e poucas unidades registradas no Detran-RS. Isso significa, entre caminhões, ônibus, motocicletas, automóveis etc, um para cada dois habitantes, em números redondos.
Obviamente, isso gera riqueza e renda, ao mesmo tempo em que impõe desafios imensos às autoridades, por conta do trânsito. Vale, a propósito, conferir a matéria assinada por Marcos Fonseca e Joyce Noronha. Confira um trecho, a seguir:
“…A facilidade de crédito é outro item a impulsionar o setor automobilístico. Com 30% de entrada, é possível voltar para casa de carro novo. Um carro popular de R$ 30 mil, por exemplo, podes ser adquirido com apenas R$ 9 mil de dinheiro no ato e, o restante, pago parceladamente – em muitos casos, com juros baixos ou mesmo zerados. E se soma a isso a propaganda massiva nos meios de comunicação. “As montadoras estimulam muito”, afirma (Carlos) Costabeber, referindo-se aos inúmeros comerciais em rádios, jornais, televisão e internet despertando o consumidor para o fascinante mundo dos automóveis.
Outros consumidores ainda têm o hábito de comprar automóvel por investimento. Eles costumam recorrer aos consórcios, em que se paga uma parcela mensal, mas não se sai com o carro novo na hora. “Entre deixar (o dinheiro) na poupança rendendo meio por cento ao mês, investe-se em carro”, diz o professor e empresário…”
VALE CONFERIR A ÍNTEGRA: AQUI.
PARA ACESSAR TODAS AS REPORTAGENS JÁ PUBLICADAS, ACESSE AQUI
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.