CulturaUFSM

CULTURA. Sinfônica da UFSM, há 32 anos levando a música para a comunidade. E não só de Santa Maria

Sinfônica da UFSM. Atividades o ano inteiro, levando a música para além do campus
Sinfônica da UFSM. Atividades o ano inteiro, levando a música para além do campus

O próximo concerto acontece no dia 27 de julho, na abertura do Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto. O evento tem 29 anos, a Orquestra Sinfônica da Universidade começou ainda antes e é, convenhamos, um patrimônio cultural de Santa Maria.

E o melhor: tem atividades o ano inteiro, envolve gente também de fora da instituição e, sobretudo, leva a música sinfônica (seja ela universal ou mesmo regional) a um punhadão de gente que, de outra forma, não a alcançaria.

Vale a pena, a propósito, conferir o material originalmente publicado no sítio da UFSM, que traz um pouco do que é a Sinfônica. A reportagem é de Sabrina Cáceres, com foto retirada da página da Orquestra na internet. A seguir:

O ano inteiro

Ao longo deste ano, já foram e ainda serão realizados diversos concertos da 22º edição dos Concertos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que é um projeto que consiste em concertos sinfônicos, didáticos, comemorativos, com ou sem solistas, com regentes e solistas diversos, e que tem a coordenação dos professores Marco Antonio de Almeida Penna e Enio Guerra, do Departamento de Música da Universidade Federal de Santa Maria.

Esse projeto começou em 1982 com outro formato e, segundo Guerra, partiu da Direção da Orquestra Sinfônica, através de seu diretor que é ligado ao Departamento de Música da UFSM, envolvendo os cursos de especialização da música.

Os concertos ocorrem durante quase todo o ano, a partir de 8 de abril a 18 de dezembro. A orquestra participa de eventos e outros projetos, principalmente fora do Campus e são realizados em vários locais e cidades. Eles são sempre abertos ao público para todas pessoas e comunidades.

A orquestra é formada por alunos de graduação, egressos, professores e pessoas da comunidade. Os participantes da orquestra se integraram através das disciplinas, são convidados ou por meio de seleções feitas. Os instrumentos que compõem a orquestra são: primeiros violinos; segundos violinos; violas; violoncelos; contrabaixos; flautas, clarinetas, oboés; fagotes; trompas; trompetes; trombones; percussão e piano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo