Por Nathália Arantes / Da Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região)

É difícil encontrar quem tenha vivido o cineclubismo santa-mariense nos anos 1990 sem ter sido impactado pelo que ele representou. O Otelo Cineclube, iniciativa do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, movimentou os sábados da cidade com sessões que uniam cinema e debate, consolidando-se como um importante espaço de formação crítica e fruição cultural.
Em 2025, ano em que o Sindicato completa 90 anos, essa trajetória será homenageada com uma mostra especial promovida em parceria com o Cineclube Lanterninha Aurélio. A programação ocorre durante todas as terças-feiras de junho e na primeira terça-feira de julho, celebrando os 130 anos do cinema e os 30 anos do surgimento do Otelo Cineclube, criado dentro do próprio Sindicato.
Ao longo da mostra, serão retomadas diferentes fases da sétima arte. A primeira sessão aconteceu nesta semana, no dia 3 de junho, com a exibição de Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin. O clássico dialoga com a desumanização do operário diante do processo de industrialização, tema ainda atual e profundamente conectado às lutas da classe trabalhadora.
Para Carilo Marzari, diretor de formação do Sindicato, a ação representa um reencontro com a memória e um incentivo à cultura local:
“A parceria entre o Cineclube Lanterninha Aurélio e o SEEB Santa Maria é muito significativa, pois no ano em que comemoramos 90 anos, homenageamos parte da nossa história – 30 anos do Cineclube Otelo – e fomentamos a cultura santa-mariense em conjunto com a Cesma”, destaca o bancário.
A mostra integra a programação comemorativa dos 90 anos do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, reafirmando seu compromisso histórico com a cultura, a educação e a mobilização coletiva. Para mais informações, acompanhe @cineclubelanterninhaaurelio e @bancariossm no Instagram.
SERVIÇO
Sessões: 10, 17, 24 de junho e 1 de julho
Horário: 19h
Local: Auditório João Miguel de Souza – CESMA (Rua Professor Braga, 55 – Centro)
Entrada gratuita
Programação:
- 10/06 – Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Glauber Rocha – 120 min | 14 anos
- 17/06 – E La Nave Va (1983), Federico Fellini – 131 min | 12 anos
- 24/06 – Eles Não Usam Black Tie (1981), Leon Hirszman – 123 min | 14 ano
- 01/07 – Germinal (1993), Claude Berri – 170 min | 12 anos
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.