ROMARIA DA TERRA. Evento receberá Acampamento Quilombola
POSTADO POR Maiquel Rosauro
Antes mesmo de ter início a programação da 33ª Romaria da Terra, que acontece no próxima terça (16), em Santa Maria , o Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, no bairro Medianeira, começará a receber um grande movimento de público já a partir de domingo (14). Neste dia, será aberto o Acampamento Quilombola, que receberá os representantes das cerca de 500 famílias de quilombolas que vivem no Estado. Durante o acampamento, serão realizados painéis em defesa dos territórios quilombolas, depoimentos, oficinas e atividades culturais.
Por decisão da comissão organizadora do evento, a Romaria da Terra deste ano terá como tema a problemática do acesso à terra das famílias de descendentes de escravos negros – quilombolas – do Rio Grande do Sul. “A sociedade ainda está em dívida com os quilombolas e este tema que ser bastante debatido para que se possa garantir pleno acesso à terra, ao trabalho e a dignidade a este povo que tanto sofreu e batalhou na sua história”, diz a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, e uma das coordenadoras da Romaria da Terra.
Fonte: Jornalista Tiago Machado, assessor de imprensa da Romaria da Terra 2010
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.