EM 1ª MÃO. Documentário “Janeiro 27” será exibido em festival da Argentina. Saiba mais e reveja o trailer
A informação chegou agora há pouco ao editor do sítio. Confira o texto, na íntegra e, lá embaixo, você pode rever o trailer do documentário que trata, com o cuidado adequado e a necessária sensibilidade, o episódio do qual saíram mortos 242 meninos e meninas, no 27 de janeiro de 2013. A seguir:
“Janeiro 27 será exibido em Festival na Argentina
“Para que nunca mais aconteça. Não ao esquecimento”. Assim é a sinopse do documentário Janeiro 27, que trata da tragédia acontecida na cidade de Santa Maria no início de 2013.
Na próxima sexta-feira – 18 de julho – o filme será exibido no Festival Internacional de Oberá, na Argentina, em sessão especial, a convite do Coordenador Geral do evento, Axel Monsú.
Essa será a terceira exibição do filme. As outras duas aconteceram durante o I Congresso Internacional Novos Caminhos, em janeiro de 2014, promovido pela AVTSM – Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria.
O documentário foi produzido pela Accorde Filmes, de Porto Alegre, a partir da solicitação de Adherbal Ferreira e Sergio Silva, integrantes da AVTSM, para os cineastas Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento, durante o 41º Festival de Cinema de Gramado, em 2013.
“Tínhamos um compromisso com os pais de fazer a exibição como eles pediram, um ano depois do trágico ocorrido. Exibimos em Santa Maria e foi um momento de muita emoção. Nossa forma de poder fazer algo para que tragédias assim não voltem a acontecer é através do documentário.” afirma o diretor Paulo Nascimento.
“Não existem palavras para descrever. É muito difícil abordar esse assunto. Mas temos que refletir sobre o que aconteceu para que não se repita e pelo respeito às vítimas, sobreviventes e familiares.” relata Cassol.
O documentário já recebeu vários pedidos de exibição, no entanto, para os diretores ainda faltava gravar o depoimento de Victoria Eagan, sobrevivente da tragédia da boate The Station, em Rhode Island, em 2003, no Estados Unidos, para que a reflexão sobre o tema pudesse ser mais abrangente, o que agora foi realizado.
O ator Leonardo Machado se somou a Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento na produção do filme.
A equipe do documentário “Janeiro 27” já havia entrevistado pais e familiares da tragédia de Santa Maria, além de colher depoimentos dos pais e familiares do incêndio da Boate Cromagnon, ocorrido em 2004, em Buenos Aires. Todas as três tragédias com aspectos muito similares.
Agora, o documentário passa a ser exibido e debatido, sendo esse seu principal objetivo. Todos os profissionais envolvidos trabalharam de forma voluntária.
Para Adherbal Ferreira, Presidente da AVTSM, as exibições “fazem com que as pessoas pensem sobre o que aconteceu e para que outros pais não sofram o que sofremos. Não queremos o esquecimento. O filme não é para lembrar a tragédia é para lembrar nossos filhos, homenagear eles, amenizar um pouco a dor.”
Janeiro 27 – Ficha Técnica:
Direção: Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento
Produção Executiva: Leonardo Machado, Luiz Alberto Cassol, Marilaine Castro da Costa e Paulo Nascimento
Direção de Fotografia: Alexandre Berra
Montagem e Finalização: Lucas Tergolina, Marcio Papel
Direção de Produção: Juliane Fossatti
Produção Argentina: Martin Viaggio
Argumento: Luciano Ribas, Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento
Trilha Sonora Original: Felipe Vieira, Jonts Ferreira
Mixagem e Finalização de Som: Bossa
Câmeras: Alexandre Berra e Leonardo Machado
Câmeras adicionais: Josias Salvaterra – Mano e Lucas Tergolina
Cenas Aéreas: Finish Produtora
Cenas Adicionais: Christian Lüdtke, Evandro Rigon, Rafael Rigon
Som Direto: Josias Salvaterra – Mano e Renan Casarin
Desgin Gráfico: Luciano Ribas
Tradução Espanhol: Ane Siderman
Tradução Inglês: Juliane Fossatti
Agradecimentos:
– Aline Bastos D´Ávila
– Leonardo Peixoto
– Ralfe Cardoso
– Rosa Helena Wolf
– Télcio Brezolin
– Coordenação do 41º Festival de Cinema de Gramado
Agradecimentos Especiais:
– Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria – AVTSM
– Movimento Santa Maria do Luta a Luta
– Movimento Mães de Janeiro
– ONG Para Sempre Cinderelas”
PARA VER O TREILER DO FILME, CLIQUE AQUI.
Parabéns ao Luciano Ribas e o Beto Cassol por esse trabalho tão relevante ajudando a divulgar essa triste tragédia que assolo Santa Maria vitimando nossos mais preciosos bens que são os jovens.
Trabalhos como esse documentário mostrarão a negligência do poder publico de nossa cidade.