ROMARIA DA TERRA. Tudo pronto para o início do evento
POSTADO POR Maiquel Rosauro
Nem o mau tempo registrado nesta segunda (15) em Santa Maria atrapalhou os preparativos para a realização da 33ª Romaria da Terra, que acontece nesta terça (16) pela primeira vez na cidade. O tema da romaria neste ano é “Quilombos: Terra, Trabalho e Inclusão”.
Nesta segunda, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Lorscheiter, no bairro Medianeira, as lideranças das comunidades quilombolas que estão na cidade desde domingo (14) deram continuidade a série de debates, oficinas e atividades culturais relativas ao tema da romaria. O mesmo ocorreu com os representantes das pastorais da Juventude que estão acampados na Escola José Otão desde sábado (13). Durante os debates promovidos os jovens e os quilombolas também acertaram as tarefas que realizarão amanhã durante a romaria, principalmente no apoio a organização do evento.
Público – A organização da Romaria da Terra espera que cerca de 30 mil pessoas circulem pela Romaria da Terra, que além da procissão que terá início no Seminário São José por volta de 8h, também terá uma série de celebrações religiosas no Parque da Medianeira, entre às 10h 30min e às 16h.
Trânsito – A programação (ver texto abaixo) do evento terá início às 8h da manhã no Seminário São José no bairro Dom Antônio Reis. De lá, parte a caminhada que abre oficialmente a romaria. A procissão começa no Seminário São José, passa pela BR-158, percorre a Rua Duque de Caxias e termina no Parque da Medianeira, onde serão realizadas diversas celebrações religiosas. A romaria está prevista para terminar às 16h. No momento da caminhada, a BR-158, no trecho entre os acessos a Duque de Caxias e ao Seminário São José ficará bloqueada para o trânsito. A interrupção do tráfego deve durar em torno de 30 minutos. Toda caminhada será acompanhada por policiais rodoviários e agentes de trânsito.
Promoção – A promoção da Romaria da Terra é Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Região Sul 3, Comissão Pastoral da Terra RS, Diocese de Santa Maria, Projeto Esperança/Cooesperança e Prefeitura Municipal de Santa Maria.
História – A Romaria da Terra foi realizada pela primeira vez no Rio Grande do Sul em 1978 e ocorre sempre nas terças-feiras de carnaval, quando é comemorado o aniversário da morte do índio Sepé Tiarajú, assassinado por invasores espanhóis e portugueses no dia 7 de fevereiro de 1756.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 33ª ROMARIA DA TERRA
TEMA: QUILOMBOS: Terra, Trabalho e Inclusão.
DIA: 16 de Fevereiro de 2010
6:30 – Acolhida dos Romeiros e Romeiras no Seminário São José – Parque Dom Antônio Reis –
Santa Maria – RS.
8 hs – Acolhida das Caravanas e Boas Vindas.
8:15 hs – Pronunciamento das Autoridades e Teatro de Abertura
8:45 hs – Início da caminhada em direção ao Parque da Medianeira.
10:30 hs – Chegada no Parque Nossa Senhora Medianeira (ao lado do Santuário Basílica da
Medianeira)
Acolhida da Palavra de Deus, Homília, Celebração Eucarística
Almoço compartilhado com os Produtos que cada um trouxer e os produtos da Agricultura Familiar e da economia Solidária.
12 hs até às 13hs – Avisos, Recados, Bênção e Partilha dos Alimentos
13 hs até às 15hs – Momento Cultural: Falas, Danças, Cantos, Trovas e Textos.
15:15 hs – Anúncio da 34ª Romaria da Terra 2011.
Partilha dos 33 Pães, Simbologia das 33 Romarias da Terra.
Bênção e Envio das Caravanas.
AS PARADAS DURANTE A CAMINHADA DA ROMARIA E SEUS TEMAS
1° Cenário: História da Escravidão do Povo (tronco, correntes…)
2° Cenário: Exploração do Negro (Domésticas, Casas, Fábricas….)
3° Cenário: Perspectivas para o Novo, mostrar as coisas boas que acontecem nos Quilombos, Comidas Típicas, Cultura Afro, Danças…
4° Cenário: Projeto Esperança, Cooesperança – Centro de Referência de Economia SolidáriaDom Ivo Lorscheiter – Um espaço de Integração das Culturas diversas e Etnias:
“UMA OUTRA ECONOMIA ACONTECE e um OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”.
Durante a caminhada, teremos os Cenários com a presença dos Mártires da Luta.
Fonte: Jornalista Tiago Machado, assessoria de imprensa da 33ª Romaria da Terra
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.