TURISMO. Santa Maria já sabe o que tem e o que é possível oferecer aos visitantes. Agora, precisará agir
Vamos combinar que não faltam mais argumentos. Um punhado de trabalhos já foi realizado para definir o que Santa Maria pode oferecer aos visitantes. E também algumas conclusões são mais ou menos óbvias – embora, conceda-se, seja importante nominá-las. Há, também, recuos, como o fim do curso de Turismo na Unifra, origem inclusive da política oficial da cidade, através da professor que dirige a pasta, na Prefeitura.
Ainda assim, não se negue a importância da mais recente ação na área. Que é a pesquisa feita pela secretaria de Turismo do Estado, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas. Dada conhecimento ao município ainda em março, no Palácio Piratini, ela foi agora formalmente apresentada em Santa Maria.
Foi num ato realizado na terça-feira, no Palacete da SUCV, com a presença do prefeito Cezar Schirmer. Para saber mais, confira o material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Ana Bittencourt, com foto de João Alves. A seguir, um trecho:
“Pesquisa desenvolvida pela FGV sobre potencialidade turística do município é apresentada formalmente…
…A pesquisa desenvolvida, chamada “Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos”, identificou que a cidade está em condições de competir com outros municípios brasileiros. O resultado apontou Santa Maria como destino turístico do Rio Grande do Sul e também do Brasil.
De acordo com a secretária de Turismo, Norma Moech, nesta ocasião, o assessor técnico da Secretaria do Turismo RS, Rafael Salton, realizou a apresentação formal dos resultados. “Tomamos conhecimento das conclusões da pesquisa em cerimônia realizada no Palácio Piratini, em março. Hoje, recebemos a visita do Rafael para como forma de oficializar os resultados da pesquisa”, explica.
A visita do assessor técnico da Setur faz parte do cronograma de apresentação dos resultados da pesquisa realizada em diferentes municípios do Estado. Nestas ocasiões, além dos resultados técnicos, são discutidos os pontos de fragilidade e também os pontos positivos identificados em cada localidade. “Com base no estudo desenvolvido, discutimos aqueles pontos que se destacaram e quais necessitam de mais atenção, identificando pontos passíveis de superação”, comenta a secretária Norma…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Já dá para imaginar os turistas invadindo a comuna em grandes números.