CidadaniaPolíticaTrabalho

DAS LEIS. Gaúcho poderá presidir a OAB Nacional. Mas há ainda longo caminho para Claudio Lamachia

Cláudio Lamachia tem o apoio, hoje, de 26 das 27 seções estaduais da OAB Nacional
Cláudio Lamachia tem o apoio, hoje, de 26 das 27 seções estaduais da OAB Nacional

Há, com certeza, um longo percurso pela frente. Até porque a eleição (que até poderá ser direta, com o voto de todos os profissionais regularizados junto à entidade) só acontece em 2016. E, até lá, haverá eleições em todas as seções estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). E ele, portanto, terá que ser vitorioso no Rio Grande do Sul, única forma de ser indicado para o Conselho Federal da entidade e, assim, poder concorrer.

Ok, ok, ok. Mas o primeiro passo está dado e, ninguém duvida, se consolida a candidatura do gaúcho Cláudio Lamachia (após seis anos como presidente da OAB/RS e três como vice da OAB Nacional) para concorrer ao cargo principal da mais prestigiada das organizações de classe do País. Detalhes? Confira no material publicado originalmente no Espaço Vital, sítio especializado em questões jurídicas. A foto é de Reprodução. A seguir, um trecho:

Claudio Lamachia será candidato a presidente da OAB nacional

O que o Espaço Vital antecipou em maio deste ano – “Lamachia será o candidato da situação à presidência nacional da OAB” – está agora confirmado e foi costurado com mais abrangência durante a recente 22ª Conferência Nacional da Advocacia, no Rio de Janeiro.
Uma carta de apoio à candidatura de Claudio Lamachia a presidente da OAB nacional foi assinada pelos presidentes de 26 seccionais do país (todas, exceto São Paulo). A busca por apoio a candidaturas já é algo tradicional nas conferências da Advocacia, segundo figuras escoladas na política da Ordem.

Em sua edição desta terça-feira (28), o saite Consultor Jurídico revela que “o documento entregue ao atual presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, deixa claro que o apoio é exclusivamente ao nome de Lamachia, sem qualquer outro apoio a posições de diretoria”.
Segundo o jornalista Marcos de Vasconcellos, diretor de redação do Conjur, trata-se de “um apoio histórico, por ter tantas assinaturas com tanta antecedência das eleições, que serão só na primeira semana de 2016 – até lá, no entanto, será formado outro colégio eleitoral, depois das eleições das seccionais”.
A confirmação da candidatura de Lamachia – cerca de 14 meses antes do pleito – deve, também, antecipar a abertura dos procedimentos sucessórios na OAB-RS, que terá eleições em novembro de 2015. Será necessário que a chapa situacionista – que naturalmente terá que conter o nome de Lamachia como um dos três conselheiros federais – seja vitoriosa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A notícia é destaque porque o indivíduo é gaúcho. Não é bairrismo também? Naquela base: "onde quer que um gaúcho seja notícia"?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo