LUNETA ELETRÔNICA. Kiss e protesto, agroindústrias no Royal, incentivo fiscal, Pozzobom e edis, Valdeci…
* A quinta-feira, 27, 22 meses após a tragédia que matou 242 meninos e meninas na tragédia da Kiss, seus familiares não esqueceram. E se manifestaram.
* Além de um culto, na Igreja Luterana do Brasil, houve dois minutos do barulho. Um deles na Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho. Também foi dia de confeccionar cartazes, a ser utilizados nesta sexta.
* Pais e amigos das vítimas pretendem cobrar do Ministério Público a respeito de denúncia a ser feita (ou não) por conta de inquéritos entregues em agosto, pela polícia.
* Essa é apenas uma das atividades previstas para esta sexta. Que também terá a primeira das duas sessões (a outra será no sábado) do documentário “Janeiro 27”, numa das salas do Movie Arte, no Santa Maria Shopping. A exibição é às 7 e meia da noite.
* Foram aprovados os três projetos em votação nesta quinta, na Câmara. Os dois que concede incentivos fiscais a duas indústrias e o que modifica a “Lei do Estacionamento”.
* Duas empresas que pretendem ampliar sua atividade foram beneficiadas (SR Engenharia e Schuster Comércio de Equipamentos). E também os mensalistas de estacionamentos, livrados dos efeitos da lei original.
* Houve, também, uma série de discursos, especialmente sobre a questão do Hospital Regional. Quem quiser saber mais, basta ler o noticiário oficial da Câmara (AQUI).
* O líder da Bancada do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, palestrou nesta quinta para vereadores gaúchos no XXXII Seminário sobre Gestão Pública Contemporânea.
* O tucano era convidado da União dos Vereadores do RS e falou sobre “A defesa dos princípios municipalistas e o pacto federativo nas relações entre os entes federados”.
* Pozzobom defendeu que os vereadores façam um movimento para tratar de dois temas primordiais: o artigo 13 da Constituição do Estado, sobre as competências dos municípios, e as isenções fiscais e seus impactos no Fundo de Participação dos Municípios.
* “É papel dos vereadores e da Uvergs liderar grande movimento para rediscutir estes dois pontos que afetam diretamente as contas municipais e engessam as administrações”, disse.
* O deputado estadual Valdeci Oliveira promoverá uma plenária estadual de prestação de contas do seu mandato parlamentar neste sábado, às 9 da manhã, no plenário da Câmara.
* Na atividade, informa a assessoria do parlamentar, também será debatida a conjuntura política estadual e nacional. Lideranças e militantes de várias regiões estarão presentes.
* Na próxima quarta, dia 3, a população de Santa Maria terá a oportunidade de saborear produtos das agroindústrias da Quarta Colônia de Imigração Italiana sem precisar se deslocar até lá.
* Nesse dia, 22 empreendimentos da região vão expor seus produtos no hall do Royal Plaza Shopping, no horário das 10 da manhã às 10 da noite.
* É quando ocorre a 2ª Mostra de Produtos e 1ª Rodada de Negócios do Projeto Social Produtos da Colônia. Este é um projeto de extensão desenvolvido desde 2012 pela UFSM, com o objetivo de proporcionar capacitação e assistência técnica às agroindústrias da região.
* A coordenação geral é da professora Neila Richards, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos.
* Entre os produtos que estarão expostos, destacam-se salames, geléias, sorvetes, pães, biscoitos, vinho, suco de uva, doces de banana, cucas, iogurtes, linguiças, mel, melado batido, açúcar mascavo, rapadura de cana-de-açúcar e docinhos artesanais.
* Nesta sexta, a Prefeitura, via Secretaria da Saúde, realiza nova edição do projeto Saúde na Praça. As atividades programadas são alusivas ao Dia Mundial de Combate à AIDS.
* Na Praça Saldanha Marinho, entre 2 e 5 da tarde, serão oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, gratuitamente. A data servirá também para conscientização da população sobre os cuidados e a prevenção destas doenças.
* O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado em 1º de dezembro, data em que também serão realizadas atividades na Praça, das 4 da tarde às 8 da noite.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.