ComportamentoCrônicaHistória

DÚVIDA. Ficamos insensíveis ao extremo ou mudou a forma de “ler o mundo”? É a questão de Atílio Alencar

“….Seja como for, nos acostumamos a receber um ano novo com a expectativa não só de inaugurar um novo ciclo, mas também com a ansiedade de quem vasculha a time line das redes sociais em busca do chocante, do inédito, do obscenamente inaceitável ou da surpresa desconcertante. Paradoxalmente, vamos banalizando o mais aterrador dos fatos e reduzindo-o à polêmica da hora – a matéria-prima para nossos debates circulares e predestinados ao abismo da amnésia.

A pessoa lê sobre mais uma chuva de bombas em Gaza e reage com um bocejo; o massacre de crianças africanas ou o abandono de um continente não rendem mais que um tópico de tendência momentânea. Além disso: a água está acabando na maior cidade da América do Sul e tratamos o caso como se fosse um problema isolado, exclusivo dos eleitores de determinado governo em determinada região, e não da ação desastrosa e sistemática sobre o planeta. É quase como se estivéssemos apreensivos não com nosso futuro imediato – o futuro de todos nós -, mas com…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra da reportagem “O presente está diferente”, de Atílio Alencar. Atílio é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio as quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo