DestaqueHistóriaSanta Maria

CIDADE. Local histórico, Vila Belga reconhecida pelo Governo da Bélgica como patrimônio internacional

Comitiva liderada por cônsul belga no Brasil esteve no conjunto habitacional

Placa entregue por comitiva do consulado belga foi descerrada nesta quinta, na Rua Manoel Ribas (foto Alex Caceres/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Vila Belga, em Santa Maria, recebeu o Prêmio do Patrimônio Belga no Exterior, conferido pelo Ministério das Relações Exteriores da Bélgica. Na manhã desta quinta-feira (25), ocorreu o descerramento da placa de reconhecimento. Promovida pela Prefeitura de Santa Maria, a cerimônia ocorreu na Rua Manoel Ribas, uma das principais vias do conjunto habitacional.

A placa foi entregue pelo cônsul da Bélgica no Brasil, Thomas Maes, pela cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, e pelo historiador Marc Storms, que foi o responsável por apresentar um estudo sobre a Vila Belga para autoridades do país europeu. 

O prêmio é referente a 2016 e faz parte de uma espécie de concurso realizado pelo Serviço Público Federal Belga dos Negócios Estrangeiros e pela Fundação Rei Baudouin. Consulados e embaixadas espalhados pelo mundo foram convidados a apresentar propostas para o certame. Oficialmente, o reconhecimento se deu em 2017, em solenidade realizada em Bruxelas, na presença do príncipe Lorenz da Bélgica, arquiduque da Áustria-Este. Agora, o prêmio chega a Santa Maria, onde foi recebido pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo

“Nós sabemos que a Vila Belga é o coração de Santa Maria. Recebemos o consulado e, com orgulho, apresentamos a história desse local. É Santa Maria sendo apresentada para o mundo inteiro. Quem não conhece a nossa Vila Belga, tem que conhecer. E não falamos apenas do passado. Nós apontamos as ações que faremos no futuro”, afirmou o prefeito. 

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Tiago Sanchotene, de Tecnologia da Informação (TI) e Inovação, Orion Ponsi, de Mobilidade Urbana, Gilvan Ribeiro, de Esporte e Lazer, Michele Antonello, de Finanças, e Rose Carneiro, da Cultura, o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Jair Binotto, o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, a controladora-geral do Município, Carolina Lisowski, os empresários Fernando Zamberlan e Jorge Aita, o bispo anglicano Francisco de Assis da Silva, o coordenador geral do Brique da Vila Belga, Kalu Flores, a presidente da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga, Myrna Floresta, o assessor parlamentar Paulo Conceição, representante do deputado estadual Valdeci Oliveira, entre outras autoridades. Thomas Maes esteve acompanhado pela esposa, a escritora Karmen Spiljak, e Kátia Pinheiro pelo marido, o advogado Sérgio Juchem

CAMINHADA PELA VILA BELGA

Os integrantes do consulado da Bélgica e Storms chegaram em Santa Maria na quinta-feira (24), quando, no fim da tarde, fizeram uma caminhada pelo Centro Histórico Ferroviário de Santa Maria. O passeio foi guiado pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, pela secretária Rose Carneiro e pelos artistas Ricardo Paim e Patrícia Garcia, que interpretaram, na ocasião, personagens típicos do início do século 20, período no qual a Vila Belga foi construída.

Durante a caminhada, o grupo conheceu aspectos da história, da arquitetura e da cultura de Santa Maria. Eles iniciaram a caminhada pela Avenida Rio Branco, passaram por ruas da Vila Belga e chegaram até o prédio da antiga Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea do Rio Grande do Sul. No local, os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Pozzobom e por demais secretários em uma edição especial do Brique da Vila Belga. O tradicional evento de Santa Maria foi redimensionado, com um número menor de expositores, para oferecer aos integrantes do consulado uma experiência de como o patrimônio histórico da cidade é utilizado atualmente. 

Na recepção, além de degustar alimentos, bebidas e conferir o artesanato produzido pela comunidade, a comitiva conheceu mais sobre o projeto do Distrito Criativo, que pretende impulsionar, de forma sustentável, a economia e a cultura da região do Centro Histórico Ferroviário…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR OUTRAS 40 FOTOS, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo