UFSM. Mariano da Rocha completaria 100 anos hoje
POR MAIQUEL ROSAURO
O idealizador e fundador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Prof. José Mariano da Rocha Filho, completaria 100 anos nesta quinta-feira (12). Para marcar o dia, será realizado às 9h, no hall de entrada do prédio da Reitoria, no campus, uma homenagem multirreligiosa, com muçulmanos, judeus e católicos.
Às 21h, no Canal 15 da Net, a TV Campus exibe o especial “José Mariano da Rocha Filho: 100 anos”.
O especial é composto por depoimentos de pessoas relacionadas a Mariano e à Universidade. O programa foi produzido pela equipe da TV Campus, núcleo de televisão universitária da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM. Também será possível assistir o especial no site www.ufsm.br/tvcampus.
Quem tiver interesse em conhecer melhor a história de Mariano pode adquirir a fotobiografia do fundador (foto) com desconto de 40% na Editora UFSM. Clique aqui para mais informações.
O centenário de José Mariano da Rocha Filho é marcado pelo legado de ele ter fundado a primeira universidade federal em um município de interior do país, e pela sua incansável busca por um ensino superior público de qualidade.
Como um dos 11784 eleitores que votaram no Dr. Mariano em 1986 para deputado federal constituinte, fico matutando sobre as idiossincrasias da cidade (e arredores). A mesma aldeia (e arrebaldes) que deu 28451 votos para o sr. Nelson de Azevedo Jobim.
Há um abismo imensurável separando a grandeza do Dr. Mariano dos "benfeitores" de hoje. De fato, os ditos "homens públicos" tem muito o que aprender com a biografia do eterno Magnífico Reitor.
Obrigado Dr. Marianinho por transformar nossa cidade em uma GRANDE CIDADE !!!!!! Os homens públicos tem muito à aprender com sua História !!!!