CIDADE. Depois de dois jovens feridos, autoridades, enfim, fazem reunião de emergência sobre a Saturnino
E editor, cá com seu limitado bestunto, falou antes. E até sofreu críticas (não no sítio, mas por telefonemas e até emails) por conta de um texto PUBLICADO na madrugada de domingo para segunda-feira. Mais: ano passado já houve um problema semelhante, inclusive com pessoa ferida, no entorno da Praça Saturnino de Brito.
De todo modo, após tiros da madrugada passada, enfim o poder público se mexeu. Antes tarde do que mais tarde, é bom salientar. Ah, e o que será feito agora? Confira no material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a propósito da reunião de emergência do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A reportagem é de André Campos (texto) e Carlos Roberto Nunes (foto). A seguir:
“GGIM restringe circulação de veículos, define horário para fechamento de bares e monta força-tarefa
O prefeito Cezar Schirmer convocou e coordenou, nesta quarta-feira (4), à tarde, uma reunião extraordinária do Colegiado do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) para discutir a aglomeração de jovens estudantes que, a cada início de semestre, reúnem-se no entorno da Praça Saturnino de Brito para a saudação aos iniciantes de cursos superiores.
Os representantes das respectivas instituições mostraram-se alarmados com a incidência de violência com arma de fogo resultando em dois feridos no meio da multidão. Outra questão é o desrespeito ao sossego público, pela intensidade do som dos veículos que estacionam ao redor da praça.
Com a contribuição de sugestões dos integrantes do GGI-M, construiu-se um conjunto de ações para aplicação imediata. São três as principais ações imediatas:
– Restrição da circulação de veículos a partir das 18h desta quarta-feira (4). Serão fechadas as confluências das ruas Dr. Bozzano com a Serafim Valandro; Venâncio Aires com a Duque de Caxias; Coronel Niederauer com a Conde de Porto Alegre. O fechamento nestes pontos se dará até às 3h de quinta-feira (5). A restrição não atinge o acesso de moradores e o transporte coletivo.
– Antecipação do horário de fechamento dos bares no entorno da Praça Saturnino para as 23h.
– Formação de uma força-tarefa para atuação no local da aglomeração dos jovens, formada pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Gerência Municipal de Trânsito (GMT), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.
O chefe do Executivo destacou o aspecto positivo de Santa Maria ser uma cidade com alta concentração de jovens, atraídos pela qualidade do ensino e responsáveis por um movimento significativo da economia local. “Somos sensíveis a tudo isso, mas também precisamos ouvir aqueles que são prejudicados pelos excessos, o tema é recorrente e não se consegue a solução de uma hora para outra”. O prefeito destacou ainda o suporte proporcionado pelo Executivo com a instalação de seis banheiros químicos, dez tonéis coletores de excedentes e reforço na iluminação no interior da praça.
Participaram da reunião representantes da Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral, Guarda Municipal e secretarias de Mobilidade Urbana, Infraestrutura, Obras e Serviços, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Ação Comunitária, Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Susepe e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “
calma gente. A turma do gabinete sabe que são só uns tirinhos eventuais. De 22. Nem dá nada. Eles correram prá fazer a reunião só pra ingrêis vê.E tomá uns cafezinhos pagos pelo seu Ony, claro. O tubias colocou uns latrinas por lá- na Saturnino. Qualquer côsa a gurizada se atira prá dentro delas. Bala 22 ela segura …Acho…
A função da GUARDA MUNICIPAL na Força Tarefa é a de motoristas, pois só servem para passear de carro pela cidade. SÒÒÒÒ ISSO!!!!!!!!!!!!
Só quando jorra sangue as autoridades se mexem. Essa bagunça já é antológica e até agora era vista com olhares de paisagem por quem não era afetado por ela. Solução? Não adianta vir com propostas de deslocamentos para lá ou acolá. Ninguém é contra a diversão de ninguém, mas quando sai do limite, passa a requerer providências de POLÍCIA. Simples.