EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Inflação foi recorde em fevereiro, na cidade. Variação foi de 1,28%. Nos últimos 12 meses: 8, 26%

Confira na tabela a elevação dos preços por grupos e, também, o seu peso na inflação
Confira na tabela a elevação dos preços por grupos e, também, o seu peso na inflação

Foi divulgada nesta quarta-feira mais uma edição do Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, um trabalho realizado há uma década pelo Laboratório de Pesquisas Econômicas do Curso de Economia do Centro Universitário Franciscano-Unifra. Nos primeiros dois meses de 2015 houve elevações recordes nos preços médios dos cerca de mil itens de produtos e serviços pesquisados.

Só em fevereiro, a inflação alcançou 1,28%, como apurou a equipe que tem a coordenação geral de Mateus Sangoi Frozza, a coordenação de estatística de Leonardo Dalla Porta e a análise econômica de Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poerschke, todos professores da Unifra. Confira, a seguir, parte do Boletim divulgado na tarde passada:

ICVSM referente ao mês de fevereiro de 2015

O Índice do Custo de Vida da cidade de Santa Maria (ICVSM) registrou, nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, respectivamente, +1,07% e +1,28%, sendo o último, o maior indicador de inflação na cidade nos últimos anos.

Esse resultado indica que a inflação manteve uma trajetória altista na cidade. O destaque ficou por conta dos aumentos da gasolina, álcool e diesel, além dos preços das passagens municipais que foram reajustadas em 11,5%.

Na alimentação, o comportamento desordenado nos preços foi agravado pela greve dos caminhoneiros, que causou desabastecimentos em setores específicos na cidade, e a fatores sazonais, nos alimentos cotados em dólar.

No ano, o diferencial foi que ao invés da educação ser tradicionalmente o item que mais se destaca nos meses de fevereiro (volta às aulas), os combustíveis, a passagem municipal e a alimentação pressionaram mais.

Quando considerado o acumulado, a variação nos dois primeiros meses no ano registra +8,92% enquanto que nos últimos dozes meses atinge +8,26%. Com isso, a estimativa para o ICVSM de 2015 segue acima do teto do sistema de metas. A meta central de inflação para este ano e para 2016 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos para mais ou para menos. O teto do sistema de metas, portanto, é de 6,5%…”

PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo