CidadaniaUFSM

UFSM. Por unanimidade, Conselho aprova adoção do Nome Social por travestis e transexuais na instituição

Decisão dos conselheiros impacta alunos, servidores e a comunidade que usa a UFSM
Decisão dos conselheiros impacta alunos, servidores e a comunidade que usa a UFSM

É uma iniciativa absolutamente pioneira, tomada pela Universidade Federal de Santa Maria, em decisão unânime dos integrantes do Conselho Universitário, a maior instância deliberative da instituição. Uma manhã histórica a desta sexta-feira, como se percebe no material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.

Vale conferir todos os detalhes, na reportagem de Geanine Escobar e Luana Mello (texto) e Tainara Liesenfeld (foto), que trazem também a repercussão, altamente positive, entre lideranças da comunidade LGBTT.A seguir:

UFSM aprova adoção do nome social

Na manhã desta sexta-feira (27), o Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovou por unanimidade o uso do nome social por travestis e transexuais no âmbito da instituição. Nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica e é reconhecida, identificada e denominada na sua comunidade e no meio social, uma vez que o seu nome civil não reflete a sua identidade de gênero.

A resolução, que abrange alunos, servidores e a comunidade que utiliza os serviços da universidade, começou a ser debatida em 2014 e é resultado de uma construção coletiva entre representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Coletivo Voe de Diversidade Sexual, Gabinete do Reitor e Pró-Reitoria de Graduação.

“O nome social foi uma iniciativa e um desejo do DCE e do Coletivo Voe, solicitando que a Universidade assumisse a questão do nome social para quem quisesse. Nós começamos a estudar sobre isso e não vimos nenhuma impossibilidade jurídica, porque há um decreto do governo do Estado que orientava para que isso fosse respeitado”, explica o secretário geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo Ferreira, reforçando o quanto é significativa essa resolução para garantir o conceito de respeito à diversidade na UFSM.

O reitor, Paulo Afonso Burmann, destacou na reunião desta sexta que a aprovação é fundamental para a construção de cidadania em todos os sentidos no ambiente acadêmico, e que o debate sobre o assunto será prorrogado para que se tenha uma universidade melhor, inclusiva e com responsabilidade social.

O aluno que tiver interesse em usar o nome social deverá solicitá-lo no ato da inscrição nos Processos Seletivos de Ingresso da UFSM. O nome social será o único exibido em documentos de uso interno e de visualização aberta da instituição. Isso abrange diários de classe, cadastros de carteiras de identificação estudantil, endereços eletrônicos, formulários, listas de presença, divulgação de notas e resultado de editais. Se for menor de 18 anos, precisará da autorização dos pais ou responsáveis…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo