CulturaSanta Maria

CULTURA. Atílio Alencar e a distância que vai da boa vontade das palavras à realidade que não abona SM

“….Folclore à parte, não acho que o mais importante seja a precisão da referência. Neste caso, o que vale é a intenção manifesta de afirmar a cultura como prioridade na gestão atual. O que é louvável, aliás. O problema é que estamos longe, bem longe, de chegar perto de um panorama satisfatório de investimento na área. E não digo isso por achismo ou baseado em impressões pontuais: segundo estudo realizado pelo Observatório da Cultura de Porto Alegre,a partir de dados cedidos pelo Tesouro Nacional, Santa Maria ocupa o penúltimo lugar entre os municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes no que se refere aos gastos públicos com cultura.

Somado a esta melancólica posição no tal ranking, temos o conjunto habitual de precariedades que já são de conhecimento geral: atrasos nas obras de recuperação de equipamentos culturais (Bombril, Casa de Cultura), descaso com espaços públicos destinados ao convívio criativo (Concha Acústica e Parque Itaimbé como um todo), medidas restritivas para a liberação do uso das praças (como a insólita tentativa de emplacar a cobrança de uma taxa para o serviço, ano passado) e a legendária saga que…”

CLIQUE AQUI  para ler a íntegra do artigo “Santa Maria, um lugar bem longe de Nantes”, de Atílio Alencar. Atílio é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre, além de colaborador semanal no jornal A Razão. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis regularmente neste sítio.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo