RELATÓRIO. SIM transportou mais de 4 milhões de passageiros nos dois primeiros meses do ano em SM
POR MAIQUEL ROSAURO
4.199.098 passageiros foram transportados pelo Sistema Integrado Municipal (SIM) de Santa Maria nos primeiros meses do ano. O acompanhamento vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Descubra o motivo deste relatório e outros dados sobre a pesquisa na matéria abaixo, de Renan Mattos, da Secretaria de Comunicação e Programação Institucional, da Prefeitura de Santa Maria.
Mobilidade Urbana: Relatórios apresentam o Índice de Passageiros por Quilômetro nos dois primeiros meses do ano
Durante o mês, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) catalogou os dados referentes ao acompanhamento da frota de veículos do transporte público. Os servidores atuam na leitura dos odômetros (instrumentos que servem para medir distâncias percorridas) e das roletas dos 243 veículos que compõem a atual frota do Sistema Integrado Municipal (SIM), durante a noite de terça-feira (31) e a madrugada de quarta-feira (1º).
O acompanhamento dos dados serve para o cálculo do Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) e compõem o a planilha de cálculo que incide no preço da tarifa do transporte público.
O setor de fiscalização do transporte coletivo urbano já obteve os números do IPK dos meses de janeiro e fevereiro. Confira abaixo os números levantados nos dois meses:
Janeiro
Passageiros: 2.151.422
KM Rodados: 1.033.818
IPK: 2,08
Fevereiro
Passageiros: 2.047.676
KM Rodados: 931.250
IPK: 2,19
Brasil é uma beleza, tem o tal "princípio da solidariedade". Funciona assim, a solidariedade é compulsória e mais dinheiro vai para Brasília. Aposentado contribui para a previdência e, para compensar, não paga ônibus (entre outras empulhações). Cobra-se Funrural, mas o mesmo não dá direito a aposentadoria e o SENAR (que ganha parte da grana) é tosco. Só alegria e felicidade o tal "princípio da solidariedade".
E já descobriram qual é o percentual de GRATUIDADE??? Aquele benefício que os vereadores adoram aprovar na Câmara.