IBOPE (2). A incrível popularidade de Lula (83%), superior à do governo (75%)

Na foto que ilustra esta página, você vê Luiz Inácio Lula da Silva em contato com o povo na cidade de Juazeiro, no interior da Bahia, em 5 de março. É a síntese, cá entre nós, da relação do Presidente da República com a população – que, definitivamente, gosta dele. É isso, ou não se sustentariam, por tanto tempo, os inusitados índices de aprovação popular que ele ostenta. E o que se comprovou em mais uma rodada do Ibope, divulgada nesta quarta-feira.
Mas há um detalhe importante, e talvez não muito avaliado. É que, apesar de estratosférico, para qualquer padrão que se estabeleça, a aprovação do governo (75% , no levantamento do Ibope) ainda é inferior à pessoal, de Lula. Aí, chega a ser impensável para qualquer dirigente político em qualquer época: são nada menos que 83% os brasileiros que gostam do Presidente.
Esse é o fenômeno que, algum dia, vai requerer estudos. Afinal, como explicar isso, que beira a unanimidade? Quer saber mais dos números, com seus detalhes, da pesquisa que ouviu 2004 eleitores maiores de 16 anos, em 140 municípios brasileiros, entre 6 e 4 de março? Acompanhe texto publicado na versão online do jornal Folha de São Paulo. O autor é o repórter Ygor Salles, com foto de Ricardo Stuckert, da SCS/Pr. A seguir::
“Avaliação positiva do governo Lula bate recorde e chega a 75%
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu em março deste ano e bateu seu recorde, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira.
O governo Lula foi avaliado de forma positiva por 75% dos brasileiros, contra 72% que manifestaram a mesma posição em novembro de 2009. Outros 19% avaliaram o governo Lula como regular, e 5% como ruim ou péssimo.
A aprovação pessoal do presidente Lula se manteve estável em 83%. Este mês, 13% disseram desaprovar o petista, e 4% não souberam ou quiseram responder.”
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Estes números são inquestionáveis. Podemos discordar de um fator ou outro do governo Lula. Sim, existe muito a ser criticado no atual governo. Mas quando 75% da população aprovam o governo e dão a figura do presidente 83% de aprovação estamos realmente diante de um fenômeno, como afirmou o Claudemir!
Mas dentro deste fenômeno, outro deve ser estudado. Mesmo que por vezes a oposição critique o tipo de relação do governo com países da América Latina como Venezuela, Bolívia, Equador e Cuba, fazendo ilações sobre coalizões revolucionárias de cunho Marxista e blá, blá, blá… O fator importante é o fortalecimento de nossa democracia e de nossas instituições. Se existisse qualquer viés golpista neste governo, por menor que fosse, não poderia existir momento mais oportuno que este para agir. Mas não, o Presidente Lula nunca reforçou a idéia de sequer aumentar o seu mandato, como foi feito num passado recente, quanto mais propor uma alteração constitucional no sentido de possibilitar novas re-eleições. Manifestou-se sempre no sentido de reforçar o processo democrático e a garantia da alternância no poder.
Isso é muito importante e alentador. Estamos no caminho certo!
Bueno
Se LULA pudesse ser candidato, ao que parece, não teria para ninguém. Mesmo com a aprovação do governo um pouco abaixo da aprovação do presidente, parece também inegável que o povo aprova a linha de governo. Se aprova a linha de governo, como explicar que Serra ainda está na frente (se bem que na próxima pesquisa a coisa já inverte). Sinceramente, não quero ter que viajar pelas estradas de chão novamente como na época de FHC. Foi um abandono geral de tudo o que dependia do governo federal. Já me divirto quando os “doutos” como diz o Claudemir, criticam LULA, ele se fortalece cada vez mais. LULA de pacificador do Oriente Médio, isto os doutos não aguentam. E olha que o “cara” nem é sociólogo, hehehe.
Um bom dia a todos!
Incrível! 13 desaprovam!