Qualquer leitura que você faça dos dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), liberados nesta segunda-feira, apontará para um cenário, digamos, desagradável. Os números de veículos (automóveis e comerciais leves) emplacados em Santa Maria apontam decréscimo em quaisquer das comparações que forem feitas.
No mês passado saíram das revendas para receberem suas placas na boca do monte exatos 377 carros “Zero Km”. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram 2.009 unidades novas.
Isso significa 12% menos que os 429 emplacados em abril e 26,5% aquém dos 513 de maio de 2014. No acumulado, houve uma queda menos acentuada, mas ainda assim significativa. Os 2.009 comercializados de janeiro a maio deste ano pelas concessionárias locais são um número 17% inferior aos 2.431 do mesmo período, em 2014.
Analistas de mercado apontam que este é o momento da adequação ao momento econômico de retração vivido pelo setor no Brasil inteiro – em que a queda foi 1% maior que em Santa Maria. E que, do ponto de vista do consumidor, pode ser benéfico no curto e médio prazo, com a possibilidade (para quem tem recursos disponíveis, claro) de aquisição facilitada, com descontos e juros menores ou mesmo zerados.
Nas imagens que ilustram essa nota você tem o desempenho acumulado e também o do mês passado, inclusive por marca – com destaque para a Superauto, revenda Ford (e parceira commercial do sítio), que lidera os emplacamentos.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.