EstadoJornalismoPolítica

ESTADO. Jornalista e chargista ameaçado por críticas a Sartori. Situação vira caso de polícia. Saiba por quê

Boletim de ocorrência feito por Bier, que teve sua integridade física ameaçada por telefone
Boletim de ocorrência feito por Bier, que teve sua integridade física ameaçada por telefone

Não tá fácil a vida de alguns profissionais. Especialmente os que ousam ir contra o chamado “sistema”. Isso vale em qualquer nível, antes que acusem algo de que o editor é, mesmo, isto é, parcial. Mas, convenhamos, uma coisa é a crítica, outra é a ameaça de dano físico e profissional, como esse que vitima Augusto Bier, chargista e jornalista que atua no Sindicato dos Bancários da capital e que, diga-se, é participante habitual do Cartucho, o Encontro de Cartunistas Gaúchos que acontece em Santa Maria.

Mas, afinal, o que aconteceu e motivou inclusive o registro policial? Você confere no material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Debora Fogliatto e as imagens são reproduções do Feicebuqui. A seguir:

Chargista é ameaçado após desenhos e postagens com críticas a Sartori

Primeira charge publicada segunda, no site do SindBancários e que despertou a ira do covarde
Primeira charge publicada segunda, no site do SindBancários e que despertou a ira do covarde

O jornalista e chargista Augusto Bier tem o costume de utilizar sua conta no Facebook para expressar suas opiniões políticas. Na última segunda-feira (3), dia de protestos e paralisações no Estado, ele postou mais piadas e charges do que normalmente. Ao chegar em casa após o expediente no Sindicato dos Bancários, onde trabalha realizando desenhos para o site, recebeu uma ligação em seu telefone fixo de um homem, que o ameaçou: “tu para com essas charges, com essas gracinhas ofendendo o governador Sartori, se não eu vou danificar os teu instrumentos de trabalho, eu vou quebrar os teus braços”, disse a voz que ele não reconheceu.

Após contar o episódio para alguns amigos e conhecidos, Bier decidiu registrar ocorrência na Polícia Civil nesta quinta-feira (6). Ele conta ter sido bem recebido pelos policiais, que levaram a sério sua denúncia, mas diz que é difícil investigar de onde partiu a ligação por não ter identificador de chamadas em seu aparelho telefônico. Por isso, seu principal objetivo agora é a divulgação da ameaça, para que a pessoa tenha ciência de que o caso está sendo acompanhado pela sociedade.

Bier reflete que aquele foi um dia “especial”, em que fez diversas postagens criticando o governador José Ivo Sartori (PMDB). Primeiramente, fez uma charge do governador com “corpo” de uma galinha amarela, com um balão de fala escrito “Calma gente! Foi só uma amareladinha básica”, em relação à viagem de Sartori para Curitiba duas horas depois de anunciar o parcelamento de salários. No mesmo dia, também compartilhou duas postagens feitas por outras pessoas, criticando politicamente o governador, além de outras coisas sem relação com política. No fim da tarde, fez mais uma charge: um desenho representando Sartori com uma roupa larga como se fosse um anjo, de onde saem vários pés embaixo, com os dizeres “Foi tudo uma armação da minha quadrilha”. Por fim, postou a foto de uma cabine de banheiro de campo com a legenda “TURISMO NA SERRA. Você conhece a casa em que o governador nasceu?”

Foi uma das poucas vezes em que fez duas charges no mesmo dia, afirma. Além dos desenhos, também costuma fazer piadas, frases e trocadilhos, tudo em sua página pessoal, sem ligação com o sindicato onde trabalha. Ele também faz desenhos para diversos veículos de forma esporádica. “Essas piadinhas escritas eu faço só na…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Identificaram quem telefonou? Se não identificaram pode ser obra da oposição, o que já é costumeiro neste Brasil.
    Não acredito que isso seja sério e dar difusão sem identificação é prestar um deserviço ou apçrofundar gratuitamente a crise existente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo