LUNETA ELETRÔNICA. Servidores em assembleia, Dilma/Janot, Valdeci/DAER, alvarás, educação fiscal…
* Depois da movimentação na semana passada, após o comunicado (e a ação decorrente) do parcelamento de seus salários, os servidores estaduais seguem mobilizados.
* Está convocada para terça-feira da próxima semana, dia 18, uma grande assembleia geral. Será realizada a partir da 1 da tarde, no Largo Glenio Peres. Todas as categorias devem estar presentes. O objetivo não é apenas evitar parcelamentos salariais, mas garantir aumentos já previstos em lei e futuros reajustes.
* Lideranças das categorias, especialmente nas áreas de segurança pública, educação e saúde admitem ser grande a possibilidade de uma greve geral. Dependerá da Assembleia.
*A presidente Dilma Rousseff confirmou sábado e deve ser publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a indicação do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para um segundo mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal.
* Na quarta passada, Janot confirmou o que se imaginava: seu prestígio junto à categoria. Ele foi eleito em primeiro lugar, com 799 votos, para a lista tríplice encaminhada à Presidente.
* O próximo passo é a aprovação da indicação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo plenário do Senado. Em seguida, haverá a nomeação, por decreto presidencial, para a recondução ao cargo por mais dois anos.
* O deputado Valdeci Oliveira tem audiência com o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Ricardo Moreira Nunez, às 5 e meia da tarde desta segunda.
* O petista, informa sua assessoria de imprensa, estará acompanhado do vereador Luciano Guerra, e tratará do andamento da duplicação da Faixa Velha de Camobi. A obra, iniciada na gestão de Tarso Genro, “frequentemente sofre ameaças de paralisação em virtude do atraso no pagamento”.
* “É necessário que o Executivo encontre formas de destinar os recursos necessários e cumpra o cronograma. O serviço tem de ser agilizado”, afirmou Valdeci.
* O segundo turno das PECs da maioridade penal e da reforma política, com a discussão sobre financiamento de campanha, são os principais temas do Plenário da Câmara dos Deputados a partir desta terça. Também pode ser votado o projeto de lei de correção do FGTS pela poupança.
* Embora as PECs possam ser votadas em sessões extraordinárias, a pauta da sessão ordinária está trancada por um projeto do Poder Executivo sobre combate ao terrorismo.
* Comissão para fiscalizar a emissão de alvarás foi aprovada por unanimidade e formada na quinta-feira, na Câmara de Vereadores. Seus integrantes são Luciano Guerra (presidente), João Ricardo Vargas (vice-presidente) e Cezar Gehm (relator).
* De acordo com Guerra, há uma demanda muito grande e a cidade está sofrendo com a demora no andamento dos processos, tanto pelo lado da prefeitura, como pelo Corpo de Bombeiros.
* Nesta semana, os vereadores farão visitas à Associação e Sindicato dos Contadores para verificar as demandas da categoria. Após, os devem ir até a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Finanças e, na sequência, ao Corpo de Bombeiros.
* Prorrogadas até 31 de outubro, inscrições para a 2ª edição do Concurso Universitário de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal” – voltado a universitários e professores de todo o país.
* O certame seleciona obras audiovisuais com temáticas voltadas à Educação Fiscal, com objetivo de conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos. “Os vídeos já estão chegando e apresentam qualidade muito boa”, adianta a coordenadora do PMEF, Rosaura Vargas.
* Se desejar mais informações, inclusive participar, acesse a página da Prefeitura na internet (AQUI). O regulamento na íntegra pode ser encontrado AQUI.
Valdeci esqueceu que no governo Tarso, o intelectual, o cronograma não era sagrado.