Mais uma vez, vem do campo a boa notícia para a economia brasileira. Ainda mais com a variação do câmbio, que permitirá, presume-se melhor preço para produtos como a soja – que, diga-se, é a que teve maior crescimento de um ano para outro. Enquanto a safra, como um todo, se elevou em 8,1% só a soja obteve ganho de produção na casa dos 12%.
Tudo isso está nos dados divulgados nestea terça-feira pelo IBGE, que traz detalhes também da produção de outros grãos e outras lavouras brasileiras, como você pode conferir no material da Agência Brasil. A reportagem é de Vitor Abdala, com foto de Reprodução. A seguir:
“Safra de 2015 deve ser 8,1% superior à do ano passado…
..A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deve fechar o ano de 2015 com um volume 8,1% superior ao registrado no ano passado, segundo dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com a sétima estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, realizada em julho deste ano, a produção deste ano deve alcançar 209 milhões de toneladas, ou seja, 15,7 milhões de toneladas a mais do que em 2014. O levantamento realizado em julho também é 1,3% superior ao feito em junho.
De acordo com a pesquisa, são esperados crescimentos, em relação a 2014, nas produções das três maiores lavouras de grãos do país: soja (11,9%), milho (5,2%) e arroz (4,4%). Dos 26 produtos pesquisados pelo IBGE, 15 deverão ter aumento na safra em relação ao ano anterior.
Além da soja, milho e arroz, são esperados crescimentos em safras como café em grão-arábica (4,6%), cana-de-açúcar (2,1%), mandioca (2,3%), trigo em grão (17%), cebola (0,3%), laranja (9,3%), amendoim em casca 1ª safra (6,3%), amendoim em casca 2ª safra (6,3%) e batata-inglesa 2ª safra (1,4%)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.