“…E lá fui acolhido como um filho, pelo Achiles Segala, Rui Ramos, Angelo Rizzatto, Tomaz Vieira de Castro, Mário Gaiger, Paulo Rubens Danesi, José Macedo, Nelson Borin, Fernando Binato, Guido Isaia, Lothar e Gunther Stoever, Humberto Ugalde, Carlos Alberto Ribas, Pedro e Mário Saccol, Alcides Mânica, o Fernando das Casas Roth, Luiz Odorissi, o Victor da Vicmar, entre outros daquela valorosa e “velha guarda”.
Entre os anos 60 e 80, o comércio de Santa Maria era formado unicamente por empresas locais. Os primeiros “intrusos” foram as (falecidas) redes Imcosul e JH Santos, e que foram motivo de um comentário que escrevi em 1975, intitulado “Invasão Alienígena”. Vejam que…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Heróis do comércio”, de Carlos Costabeber – graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul.
Quarenta anos, 1975. Faltou citar os advogados, o bacharelismo nunca foi tão evidente e os editais de concursos são muito comemorados.
A falta de sucessores também aconteceu no campo, pelos mesmos motivos.